Iphan trabalha para reconhecer e promover o patrimônio imaterial brasileiro

publicada em 04 de novembro de 2009, às 11h11

 

Em encontro realizado na Biblioteca Nacional de Brasília, instituto divulga resultado dos projetos apoiados pelo Programa de Patrimônio Imaterial

Na manhã desta quarta-feira (4) iniciou-se em Brasília o 2º Encontro do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Na ocasião, os autores dos 11 projetos selecionados por meio do Edital 2007 de Apoio e Fomento ao Patrimônio da Cultura Imaterial começaram a apresentar a metodologia utilizada, produtos e resultados alcançados com os trabalhos.

Na abertura do evento, a diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Márcia Sant’Anna, destacou a importância da participação da sociedade no reconhecimento e salvaguarda de bens imateriais. “Um dos aspectos mais importantes do decreto que criou o Programa de Patrimônio Imaterial é justamente essa via de contato mais direto com a sociedade. A salvaguarda não depende apenas de uma ação de governo, ela necessita ser compartilhada com a sociedade”, afirma Sant’Anna.

Márcia Sant’Anna também ressaltou o propósito de, com os editais do Programa, abranger todas as regiões do Brasil, proporcionando a documentação das mais diferentes manifestações culturais brasileiras. “Todos os anos, o edital procura contemplar todas as regiões do país, nem sempre isso é possível. No edital de 2007, cujos resultados estão sendo compartilhados agora, houve uma grande quantidade de excelentes projetos da região Sul”, avalia. Embora a região Sul do Brasil ainda não tem nenhum bem imaterial registrado pelo Iphan, as pesquisas realizadas por meio do Programa abrem perspectivas nesse sentido.

Patrimônio Imaterial
São definidos como Patrimônio Cultural Imaterial práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhe são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural.
Programa

Lançado em 2004, o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial reúne uma série de medidas para identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção de bens culturais de natureza imaterial. O programa é desenvolvido por meio de parcerias com instituições dos governos federal, estadual e municipal; universidades; organizações não-governamentais; agências de desenvolvimento e organizações privadas ligadas à cultura.

Com o Edital 2009 de Apoio e Fomento ao Patrimônio da Cultura Imaterial, o Programa chega à sua quinta edição. No atual processo de seleção, ainda em andamento, chegaram à etapa nacional 100 projetos. Desses, 12 serão selecionados e receberão apoio financeiro. Segundo as coordenadoras da iniciativa, a quantidade de interessados, bem como a qualidade dos projetos apresentados, tem sido crescente.

Serviço:
Programação do 2º Encontro do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial
Fórum de debate:
4 e 5 de novembro
Exposição multimídia: 4 a 13 de novembro
Horário: 9h às 18h
Local: Biblioteca Nacional de Brasília (Setor Cultural Sul, Lote 02, Conjunto Cultural da República)
Entrada franca

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin