Documentário registra tradições e conhecimentos populares de cinco mulheres de Pirenópolis

publicada em 03 de novembro de 2009, às 11h13

 

O livro DVD Caminho das Guerreiras é um dos projetos apoiados pelo Programa de Patrimônio Imaterial do Iphan 

As histórias, vivências e conhecimentos populares guardados por cinco mulheres que vivem em Pirenópolis (GO) agora estão ao alcance do público. Chamadas carinhosamente de Guerreiras do Bonfim, elas sãos as personagens principais do livro-DVD Caminho das Guerreiras. O material faz parte da exposição do 2º Encontro do Programa de Patrimônio Imaterial, que acontece entre 4 e 13 de novembro, na Biblioteca Nacional de Brasília. 

“Uma comadre de Anápolis me perguntou quem são as guerreiras. Eu disse que eu sou uma delas. Afinal, ela conhece a história da minha vida: nasci e fui criada na roça com dificuldade, ouvindo o canto da cascavel, são sete filhos e fiquei sozinha para cria-los. Por isso que somos chamadas de guerreiras, cada uma tem uma história dessas para contar”, explica Dona Narcisa Pereira da Cunha. 

Focado na documentação e transmissão oral da história de vida das Guerreiras, o livro-DVD trata dos saberes dessas mulheres, relacionados à geografia do território, suas paisagens e seus elementos; à fauna e à flora e suas aplicações terapêuticas; aos conhecimentos relativos aos trabalhos em casa, na agricultura, no garimpo, na fiação e na tecelagem; e também às brincadeiras, cantigas, mitos e lendas.

O documentário ganha ainda mais brilho com a participação do Mestre Bastião da Chica. Pai da Guerreira Laurita Vitoriano da Veiga, ele é o mais antigo morador do bairro Bonfim, atualmente com 92 anos de idade. 

Exposição
Produzido pela ong Guaimbê, o livro-DVD está disponível para consulta do público na exposição multimídia do 2º Encontro do Programa de Patrimônio Imaterial, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto é uma das 11 iniciativas selecionadas por meio do Edital 2007 de Apoio e Fomento ao Patrimônio da Cultura Imaterial.

A exposição ocorre na Biblioteca Nacional de Brasília, entre os dias 4 e 13 de novembro. A entrada é franca. 

Confira a programação.

Serviço:
Exposição multimídia:
4 a 13 de novembro
Horário: 9h às 18h
Local: Biblioteca Nacional de Brasília (Setor Cultural Sul, Lote 02, Conjunto Cultural da República)
Entrada franca

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin