Conceito de paisagem histórica urbana é discutido no Rio de Janeiro

publicada em 04 de dezembro de 2009, às 15h31

 

Iphan promove com o Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO uma reunião de especialistas para tratar do novo conceito

De 7 a 11 de dezembro de 2009, o Rio de Janeiro será palco de debates de especialistas internacionais e brasileiros sobre o conceito de Paisagem Histórica Urbana. O encontro acontece no Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, no Palácio Gustavo Capanema, e tem como objetivo elaborar um documento base sobre o novo conceito. A ideia é que, após revisão e aprovação na 34ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da UNESCO, a se realizar em Brasília, em 2010, o termo Paisagem Histórica Urbana passará a fazer parte das Diretrizes Operacionais da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972.

A iniciativa decorre da solicitação do Comitê de Patrimônio Mundial da UNESCO, feita durante a 33ª Sessão, realizada em Sevilha em julho deste ano, para que fosse convocada uma reunião de especialistas com o objetivo de debater o tema e identificar estudos de casos para permanente avaliação. 

O Brasil, que detém a presidência do Comitê do Patrimônio Mundial até julho de 2010 e é membro ativo com direito a voz e voto, considera este tema estratégico e fundamental, entre outros, para o avanço conceitual da Convenção do Patrimônio Mundial de 1972. Espera-se também poder contribuir, a partir desse debate, para favorecer o estabelecimento de normas sobre a conservação da paisagem histórica urbana e consequentemente de uma gestão adequada de paisagens culturais, enquanto bens culturais que representam as obras conjuntas do homem e da natureza.  Não poderia haver, portanto, melhor local para a sua realização do que a cidade do Rio de Janeiro, paisagem construída a partir de uma paisagem natural exuberante e única no mundo.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin