Programa Monumenta entrega obra restaurada em Oeiras – PI

publicada 22 de janeiro de 2010, às 12h03

 

O próximo domingo, dia 24 de janeiro, uma das datas mais importantes do estado do Piauí, será também lembrado pela comunidade da cidade de Oeiras pela inauguração das obras de restauração do Cine Teatro, realizadas por meio do Programa Monumenta, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MinC). 

O imóvel em estilo Art Déco, localizado na Praça da Bandeira, foi construído na década de 1940 pelo então prefeito Coronel Orlando de Carvalho, e estava fechado desde 2007. O Cine Teatro sofreu várias reformas ao longo dos anos, sendo que a última foi na década de 1990, quando recebeu adequação acústica e novos equipamentos. Também durante essa intervenção, o imóvel, recuperou os elementos das fachadas, que haviam sido retirados, além das esquadrias em venezianas de madeira das fachadas laterais.

Em junho de 2009 começaram os trabalhos de restauração, sob a responsabilidade do Programa Monumenta, com a contra partida do governo do estado do Piauí, que injetou recursos na ordem de R$ 341 mil. Durante as obras, foram mantidos os pisos do foyer, platéia, circulações, balcões e cabine já que o ladrilho hidráulico, de época, estava em bom estado de conservação, necessitando apenas de algumas recuperações. O piso do palco, em madeira, também foi mantido, recebendo apenas a recuperação de algumas peças danificadas pelo tempo. Já as escadas foram revestidas com carpete vermelho.

As paredes internas também receberam carpete, para melhorar a acústica do teatro, e a parede que limita o foyer da platéia recebeu revestimento em espelho cristal para ampliar, visualmente, o espaço. Além da restauração de esquadrias e móveis e das obras físicas no prédio, os trabalhos do Programa Monumenta incluíram também projetos de cenotécnica, sonorização, iluminação, cinema e ar condicionado, elaborados por firmas especializadas, garantindo o funcionamento do prédio dentro das normas de uso. A inauguração do Cine Teatro restaurado será às 19h30.

O dia 24 de janeiro de 1983
Depois da declaração da Independência do Brasil de Portugal, em 7 de setembro de 1822, por Dom Pedro I, várias batalhas em alguns estados do país foram necessárias para que os portugueses deixassem o comando do país. Uma delas foi na então Província do Piauí, tradicional produtora de gado, onde a burguesia comercial e proprietários de terras estavam ligados à metrópole, inclusive por laços de sangue. 

Em 19 de outubro de 1822 a independência do Piauí foi proclamada, em Parnaíba, Dom Pedro I aclamado imperador constitucional. Nessa data, é comemorado o Dia do Piauí. Entretanto, os piauienses ficaram sob domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando o Brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou a independência do estado, em Oeiras, a sua primeira capital.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024.5449 /2024.5459
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin