Eliana Cárdenas: uma referência da arquiteta cubana e mundial

publicada em 26 de março de 2010, às 15h10

 

Faleceu em Madri no dia 4 de março, quando retornava a Havana, Eliana Cárdenas Sánchez, aos 58 anos

Poeta inspirada e referenciada na literatura cubana. Arquiteta, doutora em Ciências Técnicas, ensaísta, teórica, historiadora e crítica de arquitetura, professora e investigadora titular da Facultad de Arquitectura del Instituto Superior Politécnico José Antonio Echevarría em Havana e de outras escolas e faculdades Iberoamericanas. 

Diretora e promotora da Arquitectura y Urbanismo, prestigiosa revista científica do Ministerio de Educación Superior (MES) de Cuba, entre muitos outros cargos, encargos e atividades profissionais.  Seu trabalho pedagógico e investigativo na Facultad de Arquitectura del ISPJAE, angariou profundo respeito, admiração pessoal e seguidores entre alunos e alunas de todos os níveis. 

Membro da Comisión de Patrimonio cultural de la Ciudad de La Habana. Colegas e profissionais de toda o mundo reconhecem sua contribuição ao ensino e à literatura de Arquitetura e Urbanismo em Cuba, na América Latina e em Angola, graças as aulas, palestras, livros e ensaios de teoria, história e crítica arquitetônica, também conhecida pelo desenvolvimento do tema da identidade cultural e da arquitetura vernácula – integrava a Cátedra de Arquitectura Vernácula “Gonzalo de Cárdenas” da Oficina del Historiador de la Ciudad de La Habana. 

Lamentamos profundamente sua perda e nos solidarizamos com seus familiares, amigos e com o povo cubano.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin