Brasília recebe exposição sobre Luiz Cruls e a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil

publicada em 25 de março de 2010, às 15h26

 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins(MAST) de 06 a 25 de abril, traz à Brasília a exposição “Luiz Cruls – um cientista a serviço do Brasil”. Documentos, mapas, imagens e instrumentos científicos compõe a mostra do cientista que chefiou a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil em 1892.

A exposição itinerante do Museu viaja para Brasília, para comemorar os 50 anos da capital do país e celebrar os 25 anos de criação do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT). A partir do dia 06, a mostra produzida pelo MAST permitirá aos brasilienses conhecer um pouco da história do cientista belga que ajudou nos trabalhos de demarcação do Distrito Federal. A exposição em Brasília tem apoio do MCT em parceria com o Shopping Pátio Brasil, onde será montada.

Em 1892, o astrônomo Luiz Cruls, então diretor do Observatório Imperial (Nacional) no Rio de Janeiro, foi designado pelo presidente Floriano Peixoto a chefiar a Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil a qual, após meses de pesquisa científica, escolheu e delimitou o sítio para mudança da capital brasileira do Rio de Janeiro para Brasília, erguida em 1960.

“Ao todo foram 26 meses de trabalho de cientistas e pesquisadores transportando instrumentos científicos e mantimentos por regiões inóspitas e de difícil acesso, e investigando uma área de 14.400 quilômetros quadrados. Isto possibilitou que, mais de 60 anos depois, fosse construída a cidade de Brasília, Cidade tombada como patrimônio cultural brasileiro e da humanidade. 

Também compõe a exposição uma série trabalhos de mapeamento do cientista, equipamentos dos séculos 19 e 20 usados por Cruls, além de documentos particulares e fotos de diversas missões. São destaques a missão que levou brasileiros à Patagônia chilena, em 1882, para calcular a distância entre a Terra e o Sol a partir da observação da passagem de Vênus diante do disco solar; o mapeamento que definiu a demarcação da fronteira Brasil-Bolívia a partir da nascente do Rio Javari; e um breve painel da agitada história política e social do Brasil na virada do século 19.

A mostra traz ainda um estudo pioneiro sobre o espectro do brilhante cometa de 1882, que acabou levando o nome do cientista e lhe garantiu um prêmio concedido pela Academia de Ciências de Paris, e o trabalho de Cruls como professor de astronomia na Escola Militar do Rio de Janeiro.

Serviço:
Exposição Luiz Cruls: um cientista e serviço do Brasil
Data:
06 a 25 de abril
Local: Shopping Pátio Brasil – SCS Quadra 07, Bloco A. Brasília-DF
Entrada gratuita

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin