Iphan-CE e Prefeitura lançam Cine Clube em Sobral

publicada em 30 de abril de 2010, às 12h16

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE) e a Prefeitura de Sobral lançam, no próximo dia seis de maio, quinta-feira, às 19h30, mais uma sala pelo projeto Cine Mais Cultura. As exibições acontecerão na sala Falb Rangel, instalada na secretaria da Cultura e Turismo de Sobral. No lançamento do projeto, o superintendente do Iphan no Ceará, José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, e o prefeito José Leônidas de Menezes Cristino assinarão um Termo de Responsabilidade, que garantirá a continuidade do Cine Mais Cultura de Sobral.

Resultado de uma parceira entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e o Iphan, o projeto Cine Mais Cultural lançará outras salas de cinema em espaços geridos pela instituição, pelas prefeituras ou entidades da sociedade civil. O acompanhamento do projeto é feito pela Secretaria do Audiovisual que fornece os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil, que detêm um representativo catálogo do cinema nacional.

A ação do Cine Mais Cultura visa democratizar o acesso à cinematografia nacional e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira, por meio da exibição não comercial de filmes. A prioridade é atender áreas rurais e urbanas que não possuem salas de cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos grandes centros urbanos. No Brasil, os cinemas comerciais estão presentes em somente 8% do território nacional.

Os filmes do cine de Sobral
Seu Minervino e a Viola Caipira 
Sinopse: Seu Minervino é carpinteiro e mestre na arte de fazer e tocar viola, dividindo seu tempo entre o trabalho da roça e o trabalho de fazedor de instrumentos musicais. 
Duração: 15 min. 
Classificação: 14 anos 

A Canga 
Sinopse: Num descampado, no meio de uma lavoura seca, um velho agricultor obriga os filhos a colocar, nos ombros, uma canga de boi. A esposa e a nora também são forçadas a ajudar no trabalho. Fora de si, o velho perde o controle da situação e a família reage provocando um desfecho inusitado. 
Duração: 12 min. 
Classificação: 16 anos 

O Nordestino e o Toque de sua Lamparina 
Sinopse: O Nordestino e Toque de sua Lamparina retrata a vida sofrida do sertanejo do Brasil, mostrando seus sonhos, fantasias e criatividade ao encontrar uma lamparina mágica. 
Duração: 8 min. 
Classificação Indicativa: Livre 

O Programa Cine Mais Cultura e o Iphan
O Programa Mais Cultura, por meio de uma parceira entre a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC) e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançará outras salas de cinema  instaladas em espaços geridos pelo Iphan ou pelas prefeituras, secretarias de cultura locais ou sociedade civil, em parceria com o Iphan. O acompanhamento do projeto será feito pela Secretaria do Audiovisual que forneceu os equipamentos e os filmes da Programadora Brasil com um representativo catálogo do cinema nacional.

Cine Mais Cultura - A ação do Programa Mais Cultura visa democratizar o acesso à cinematografia nacional e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição não comercial de filmes. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem salas de cinema, localizadas nos Territórios da Cidadania e nas periferias dos grandes centros urbanos. No Brasil, os cinemas comerciais estão concentrados em somente 8% do território nacional.

Pelo programa também devem ser realizadas oficinas de capacitação cineclubista com o objetivo de qualificar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões. Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines Mais Cultura ao diálogo com a comunidade local para a participação efetiva nas atividades. O trabalho é desenvolvido com apoio de um manual produzido em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin