Brasil e México promovem intercâmbio na área do patrimônio cultural

publicada em 21 de abril de 2010, às 14h28

 

Arqueologia e Salvaguarda do Patrimônio Imaterial serão os temas centrais dessa ação de intercâmbio que será promovida pelo Iphan juntamente com os organismos mexicanos ligados à cultura e ao patrimônio.

Entre os dias 27 e 30 de abril uma equipe técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) estará na Cidade do México para dar início à Missão Preparatória de implementação das ações de capacitação e intercâmbio previstas no acordo assinado no ano passado entre Brasil e México. Fazem parte da equipe o assessor de Relações Internacionais do Iphan, Marcelo Brito, a diretora do Centro Nacional de Arqueologia, Maria Clara Migliacio e a diretora do Centro Nacional de Cultura Popular, Cláudia Maria Ferreira.

Marcelo Brito explica que essa missão estava prevista na II Reunião da Comissão Binacional Brasil-México, realizada em junho de 2009. Entre as atividades que serão planejadas em comum acordo com as autoridades mexicanas, destaca-se a organização de um seminário sobre Patrimônio Imaterial, em dois módulos, a serem realizados no México e no Brasil respectivamente. O objetivo do seminário é ampliar o conhecimento sobre políticas no setor voltadas para o artesanato, a valorização das culturas indígenas e o reconhecimento e fortalecimento de línguas faladas. Estão agendadas reuniões com o CONACULTA – Conselho Nacional para a Cultura e as Artes, instituição mexicana responsável pela coordenação das políticas, organismos tanto de caráter cultural como artístico, com a finalidade de promover apoiar e patrocinar iniciativas ligadas às artes e à cultura.

Outro foco da missão do Iphan em território mexicano é preparar o envio de delegação brasileira composta por técnicos, arqueólogos em especial, para capacitação e treinamento em intervenções sobre o patrimônio arqueológico, junto ao Instituto Nacional de Antropologia e História - INAH.  Esse Instituto é, após o Iphan, um dos mais antigos da América Latina. Fundado em 1939, o INAH é o organismo do governo federal criado para garantir a pesquisa, a conservação, a proteção e a difusão do patrimônio pré-histórico, arqueológico, antropológico, histórico e paleontológico do México.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin