Abertura do Cineclube Cândido Aragonez de Faria em Laranjeiras (SE)

publicada em 14 de abril de 2010, às 15h16

 

Na próxima sexta-feira, 16 de abril, às 18h, será aberto o Cineclube Cândido Aragonez de Faria, em Laranjeiras - SE, que faz parte da rede de Salas de Cinema em Cidades Históricas, uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Laranjeiras, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - MinC, e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Em Laranjeiras a prefeitura disponibilizou o espaço de exibição e tem gerido a implantação do projeto. As exibições ocorrerão toda sexta-feira, às 18h, no antigo Fórum Levindo Cruz, em Laranjeiras. O prédio, um dos sobrados da antiga Rua Direita. faz parte do sítio urbano tombado da cidade.

O objetivo da rede Salas de Cinema em Cidades Históricas é ampliar o acesso da população brasileira à produção audiovisual de qualidade, em condições adequadas de exibição. O debate sobre os filmes é parte fundamental das sessões, porque incentiva a reflexão coletiva e democrática sobre o conteúdo exibido. Com a iniciativa, Laranjeiras volta a ter um espaço de exibição audiovisual, o que não acontecia desde o fechamento do Cine Íris, na década de 1970.

Na programação especial de abertura, o filme Orquestra de meninos (Brasil, 2008), rodado em Sergipe, com locações em Laranjeiras, Aracaju, São Cristóvão e Santo Amaro.

O Cineclube Cândido Aragonez de Faria homenageia o artista plástico laranjeirense nascido em 1849, que teve papel singular na história do cinema. Após estudar na Academia Imperial de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e trabalhar como chargista, caricaturista e professor de desenho, a partir de 1882 Cândido se estabeleceu em Paris. Lá, criou cartazes para teatro, concertos, circo e, em 1902, produziu o primeiro cartaz da história do cinema, para o filme Les victimes de l'alcoolisme, da célebre Societé Pathé Frères, utilizando a técnica da litografia colorida. Até sua morte, em 1911, Cândido produziu várias obras do gênero.

Mais informações: 
www.laranjeiras.se.gov.br
secult.laranjeiras@gmail.com

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin