Iphan e Prefeitura de João Pessoa capacitam monitores para Programa de Educação Patrimonial

publicada em 13 de abril de 2010, às 15h33

 

Na última segunda-feira (12), o Iphan-PB e a prefeitura de João Pessoa iniciaram a capacitação de estudantes dos cursos de Geografia, História, Turismo e Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os estudantes deste grupo serão monitores do projeto "O Futuro Visita o Passado", que compõe o programa de Educação Patrimonial 'João Pessoa, Minha Cidade'. 

O programa foi concebido por meio de uma ação conjunta entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PB com apoio do DAF-Diretoria de Articulação e Fomento) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (envolvendo a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (COPAC) e Secretaria de Educação do município).

A capacitação acontece no Centro Cultural São Francisco, com aulas de campo em diversos pontos da cidade, nos turnos da manhã e tarde, e terá duração de duas semanas, com encerramento no dia 23 de abril.  O treinamento dos monitores está sendo realizado com aulas ministradas por professores da UFPB, técnicos do Iphan, da Prefeitura Municipal e pelo Mestre Zequinha, do Cavalo Marinho da cidade de Bayeux. 

O coordenador da Coordenadoria do Patrimônio Cultural-COPAC, Fernando Moura, explica que o programa está se tornando uma referência nacional com as ações desenvolvidas na área de educação patrimonial. Já a superintendente do Iphan-PB, Eliane de Castro, informa que o objetivo do programa é consolidar uma política pública de educação patrimonial nas escolas da rede municipal de ensino. “A intenção é que esse programa seja ampliado e sua atuação pensada em todo o Estado”, ressalta.

Programa de Educação Patrimonial ‘João Pessoa, minha cidade’
O Programa de Educação Patrimonial “João Pessoa, minha cidade” tem como prioridade a implantação do tema da educação patrimonial de forma transversal na matriz curricular da rede municipal de ensino. As ações do programa são desenvolvidas de forma compartilhada, permanente e sistemática.  Para tanto, estão sendo realizadas oficinas, produção de material didático e capacitações para professores, alunos e gestores culturais.

A amplitude do projeto se concretiza na introdução de uma política pública de Educação Patrimonial no município de João Pessoa, fruto de ações integradas entre o Iphan-PB, PMJP e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), favorecendo o reconhecimento, valorização, preservação, apropriação e uso sustentável dos bens culturais. O resultado disso é o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania dos pessoenses.

Mais informações:
Superintendência do Iphan na Paraíba
Telefones: (83) 3241 2896 ou 3241 2959
Praça Anthenor Navarro, 23
Centro Histórico de João Pessoa-PB

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin