Exposição “Divina Renda” divulga Renda Irlandesa

publicada em 06 de abril de 2010, às 16h00

 

Mostra vai apresentar a Renda Irlandesa, patrimônio cultural brasileiro

A cidade de Aracaju recebe a partir do próximo dia 15 (quinta-feira), às 19h30 a exposição Divina Renda. Uma boa oportunidade para o público conhecer sobre a Renda Irlandesa registrada em 2008 como patrimônio cultural do Brasil. A mostra realizada pela Superintendência do Iphan em Sergipe estará aberta ao público entre os dias 15 e 30 de abril, na Praça Camerino, 225 - São José - Aracaju – SE, sede da Superintendência do Iphan na cidade.

Desde a primeira versão realizada em Divina Pastora - SE, a mostra Divina Renda tem como proposta divulgar o trabalho de mulheres que sabem fazer renda irlandesa, e tem por objetivo salvaguardar a continuidade desta atividade, registrada como patrimônio cultural brasileiro. 

Esta exposição desenvolvida em núcleos expositivos busca despertar nos visitantes emoções diversas, passando por um processo educativo de reconhecimento identitário, culminando com possibilidades de fomento a políticas públicas de valorização do “fazer” da renda. 

De autoria da Profª. Fabrícia Oliveira Santos foram organizados em torno de dez painéis, cujos núcleos podem ser assim percebidos: 
“Pontos de História” compreendem o saber de longe e da fazenda à cidade e, procuram destacar as origens da renda irlandesa: sua possível procedência irlandesa, bem como os aspectos da história de Divina Pastora, como um território de ocorrência desse “fazer” artesanal; 

O núcleo “Encantamentos” remete aos usos da renda e abrange as incontáveis possibilidades de uso da renda, em peças que vão desde as que compunham os tradicionais enxovais de noivas e recém-nascidos, até aqueles mais recentes, como bolsas, porta-celular, dentre outros; 

“Vida é renda” aponta para as possibilidades que a renda permite (iu) para as artesãs, como se dá a transmissão do “saber fazer” e a organização das redes de produção da renda; 

Com “Mãos Divinas” busca-se ressaltar o “saber fazer” da renda: a técnica, as artesãs e suas práticas cotidianas; 

Finalmente, em “Registro e Proteção” apresentam-se informações sobre o pedido de registro do modo de fazer da renda irlandesa como Patrimônio Cultural do Brasil e as perspectivas para a sua salvaguarda. 

Serviço:
Exposição Divina Renda
Data:
de 15 à 30 de abril de 2010
Horário: das 9h às 12h e de 14h às 17h.
Local: Praça Camerino, 225 - São José - Aracaju – SE
Entrada gratuita

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin