Iphan e prefeitura de João Pessoa assinam termo de cooperação

publicada em 28 de maio de 2010, às 11h25

 

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB) e a prefeitura de João Pessoa assinam na próxima segunda-feira (31), às 16 horas, termo de cooperação técnica dedicado ao desenvolvimento de ações conjuntas na área de educação patrimonial na rede de ensino do estado. Na ocasião, estarão presentes o prefeito Luciano Agra e a superintendente do Iphan, Eliane de Castro Machado. Também participará da cerimônia a diretora do Departamento de Articulação e Fomento do Iphan, Márcia Rollemberg, e representantes da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (Copac) e da Secretaria de Educação (Sedec) de João Pessoa. A solenidade acontece na sala de reuniões do 2° andar do Paço Municipal, no Centro da capital paraibana.

A parceria entre o Iphan e o poder público municipal de João Pessoa visa fortalecer o estudo do patrimônio, por meio da educação patrimonial, em sala de aula. A idéia é garantir aos estudantes, e à população em geral, o conhecimento sobre os direitos culturais e o acesso às fontes de informação sobre a cultura nacional. A partir do pacto firmado, as entidades envolvidas ficam responsáveis em produzir material didático-pedagógico; promover seminários, cursos e debates voltados ao tema; disponibilizar recursos para o projeto; e promover o intercâmbio de informações e documentos técnicos, entre outras ações. O termo de cooperação tem início na data de sua assinatura e ficará vigente por tempo indeterminado.

Na ocasião, a Prefeitura vai entregar a cada um dos 92 diretores das escolas municipais, os kits referentes à promoção da educação patrimonial, que serão utilizados durante as atividades em sala de aula nas diferentes disciplinas. O material é composto por jogo da memória, folhetos, livros da coleção João Pessoas, além de outras publicações sobre patrimônio cultural. O jogo da memória, por exemplo, é constituído de 20 imagens representativas do patrimônio cultural de João Pessoa, a exemplo da Lagoa, Ponto de Cem Réis, produtos de artesanato e a Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes. Os demais materiais educativos serão produzidos e entregues às escolas no segundo semestre deste ano.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin