Iphan participa do Revelando São Paulo em Iguape com espaço para educação patrimonial

publicada em 28 de maio de 2010, às 11h28

 

Começa na próxima quarta-feira, dia 2 de junho, o Revelando São Paulo – Vale do Ribeira, na cidade de Iguape. Uma das novidades para este ano é a presença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com um escritório técnico montado na área dos estandes. Até o dia 6, a população terá condições de tirar dúvidas e receber orientações sobre o patrimônio cultural brasileiro. A participação do Iphan no evento que reunirá cerca de 80 municípios da região está sendo organizada pelo Departamento de Articulação e Fomento – DAF. 

A diretora do DAF, Márcia Rollemberg ressalta que está será uma excelente oportunidade para divulgar a política de gestão compartilhada, implementada pelo Iphan, envolvendo poder público, sociedade civil organizada e a comunidade. “A nossa presença em Iguape é de grande alegria já que a cidade sempre foi parceira nas ações de educação patrimonial. Vale lembrar que a Casa do Patrimônio de Iguape foi inaugurada de forma pioneira e funciona promovendo a integração com a população antes mesmo do tombamento”, conta a diretora. Iguape foi tombada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em dezembro de 2009.

Realizado pela Organização Social do Estado de São Paulo Abaçaí Cultura e Arte, o Revelando São Paulo reúne, há mais de uma década, uma amostragem significativa da cultura tradicional do estado, divulgando aspectos pouco conhecidos e divulgando a diversidade cultural. A atuação do Iphan no evento contará com profissionais do DAF, da Casa do Patrimônio de Iguape e da Superintendência do Iphan-SP. Além da divulgação de publicações de interesse do patrimônio cultural, haverá atendimento e orientações aos participantes do evento e a realização de outras atividades voltadas para a educação patrimonial.

Uma das ações é a Oficina de Capacitação de professores promovida pela Coordenação de Educação Patrimonial do DAF e Iphan-SP para 30 coordenadores pedagógicos de escolas estaduais da região. Também haverá a Residência Criativa, uma atividade aprendizagem de técnicas de registro áudio-visual, promovendo o intercâmbio de experiências das Casas de Patrimônio da Chapada do Araripe, no Ceará, Ouro Preto, em Minas Gerais, Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, Recife em Pernambuco, e Iguape/SP. A proposta inclui ainda o início da articulação de uma rede nacional de jovens sobre o tema do patrimônio.

Assista ao vídeo através do canal do Iphan no Youtube.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5449
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin