Iphan e Prefeitura de João Pessoa assinam termo de cooperação para ações de Educação Patrimonial

publicada em 27 de maio de 2010, às 11h36

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura de João Pessoa firmaram Termo de Cooperação Técnica, no Paço Municipal, centro histórico da capital. O termo, assinado pelo prefeito da cidade, Luciano Agra e pela Superintendente estadual do Iphan, Eliane de Castro, visa a realização de ações conjuntas na área de educação patrimonial. A solenidade contou com as presenças da Diretora de Articulação e Fomento do Iphan, Márcia Rollemberg e do Coordenador do Patrimônio Cultural do município - Copac, Fernando Moura.

O Programa de Educação Patrimonial João Pessoa Minha Cidade tem como proposta a sensibilização dos alunos da rede pública municipal. O objetivo é valorizar e o patrimônio cultural de João Pessoa. A proposta da parceria firmada é fortalecer o estudo do tema em sala de aula, de forma a garantir os direitos culturais a todos e o acesso às fontes da cultura nacional. 

A partir de agora, as entidades envolvidas ficam responsáveis pela produção de material didático-pedagógico; promoção de seminários, cursos e debates voltados ao tema; disponibilização de recursos para o projeto; promoção do intercâmbio de informações e documentos técnicos, entre outras ações conjuntas, tanto nas escolas como nas comunidades. O Programa tem como prioridade a implantação do tema da Educação Patrimonial de forma transversal no currículo da rede municipal de ensino, sendo que as ações são desenvolvidas de forma compartilhada, permanente e sistemática, buscando o fortalecimento da identidade cultural e da cidadania.

Os 92 diretores das escolas municipais já receberam kits com material didático-pedagógico de apoio às ações de educação patrimonial que serão utilizados em salas de aula nas diferentes disciplinas. Os kits são formados por jogo da memória, folder, livros da coleção João Pessoas, DVD Pessoas e Pertencimentos; Guia do Patrimônio Arqueológico; além de outras publicações sobre o patrimônio cultural produzidas pelo Iphan e pela Prefeitura de João Pessoa. O jogo da memória, por exemplo, utiliza 20 imagens de referências culturais do patrimônio cultural de João Pessoa, com por exemplo o Teatro Santa Roza, o antigo Hotel Globo, o Ponto de Cem Réis, o Cavalo Marinho, as quadrilhas juninas, o Conjunto Franciscano, a Nau Catarineta e a Estação Cabo Branco-Ciência, Cultura e Artes. O vídeo-documentário Pessoas e Pertencimentos se baseia em testemunhos de pessoas que se dedicam e se colocam espontaneamente na defesa e preservação de bens do patrimônio cultural no estado da Paraíba. Novos materiais e recursos didáticos serão produzidos e entregues nas escolas no segundo semestre deste ano.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin