Diamantina celebra resultado da Campanha Sino Cidadão

publicada em 26 de maio de 2010, às 11h37

 

Nos próximos dias 12 e 13 de junho os sinos da cidade mineira de Diamantina, patrimônio cultural da Humanidade desde 1999, ecoarão mais sonoros. É que neste ano, seis novos sinos – réplicas dos originais que estavam trincados e com a sonoridade prejudicada – foram adquiridos pela população diamantinense, que se mobilizou na Campanha Sino Cidadão. O generoso apadrinhamento da causa para produzir réplicas dos antigos sinos, e a pré-aquisição do livro Linguagem dos Sinos, custearam a empreitada.

O livro será lançado no dia 12 de junho, na igreja Nossa Senhora do Rosário, a partir das 16h. Já os sinos, serão batizados e abençoados no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, no adro da Catedral Metropolitana.

A cerimônia será abrilhantada por um pelotão de fuzileiros da Polícia Militar e sua centenária banda de música, com a participação também da Banda Euterpe Diamantinense, do Conservatório de Música Lobo de Mesquita, além de outras instituições que sempre marcaram a vida religiosa da cidade. Partituras sacras e fúnebres de velhos compositores diamantinenses revestirão o batismo e a benção dos sinos, com a pompa e circunstância em que eram celebrados através dos séculos.

A solenidade de abençoar e dar um nome aos sinos é um milenar ritual iniciado em 965, pelo Papa João XIII. É um tributo a uma das mais fortes marcas da Igreja e de suas torres: a influência dos sinos na vida das pessoas, que ora trazem mensagens de alegria, ora anúncios de catástrofes ou de pêsames. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin