Paraguaios visitam iluminação pública de Centros Históricos brasileiros

publicada em 13 de maio de 2010, às 11h45

 

Iniciativa faz parte da cooperação técnica entre o Iphan e instituições paraguaias no campo da reabilitação de centros históricos, ação que contou com a estreita colaboração das Superintendências do Iphan envolvidas no assunto.

Técnicas de valorização do patrimônio cultural brasileiro serão levadas para a recuperação e restauração do centro histórico de Assunção, capital do Paraguai. Em visitas às cidades de Curitiba e Lapa, Paraná, nos dias de 10 a 11 de maio, e Ouro Preto, Mariana, São João del Rey e Tiradentes, em Minas Gerais, de 12 a 14 de maio, técnicos e dirigentes do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai puderam observar vários aspectos ligados à preservação de monumentos, especialmente o embutimento de fiação elétrica. A visita é um desdobramento da cooperação técnica que o Brasil mantém com o Paraguai, articulada pela Assessoria de Relações Internacionais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Uma das ações previstas para a reabilitação do centro histórico de Assunção é a implantação de fiação subterrânea e iluminação pública e de monumentos dessa área da capital paraguaia.

As visitas e reuniões técnicas, tanto em Minas Gerais quanto no Paraná, foram acompanhadas pelos superintendentes do Iphan, Leonardo Barreto e José La Pastina Filho, e contou com o apoio das companhias energéticas dos estados: Centrais Elétricas de Minas Gerais – Cemig e Companhia Paraense de Energia – Copel. Segundo o sociólogo Juan Carlos Aberlardo Moreno e o arquiteto Gustavo Glavinich, do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, o que mais impressionou foi o sistema de iluminação de Ouro Preto, especialmente da Praça Tiradentes. Eles puderam ver de perto como funciona o transformador subterrâneo de energia, localizado em frente ao Museu da Inconfidência, um dos mais importantes do Brasil, e que foi incorporado ao local sem interferir no conjunto urbano.

Essa iniciativa é fruto do Seminário Técnico de Patrimônio Brasil-Paraguai realizado pelo Iphan em articulação com a Secretaria Nacional de Cultura do Paraguai e com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação – ABC, do Ministério das Relações Exteriores, entre os dias 23 e 26 de março de 2010, na cidade de Assunção, no âmbito da cooperação técnica bilateral entre os dois países. Na ocasião, foram definidas algumas atividades para o desenvolvimento de um Projeto Binacional, definido como Caminho Cívico, integrando o Projeto Cidadela Cultural de Assunção.  Entre as ações previstas está o Assessoramento Técnico ao Plano de Iluminação Pública e de Monumentos no Centro Histórico de Assunção, motivo pelo qual os técnicos paraguaios puderam verificar ações de implantação de fiação subterrânea e iluminação pública e de monumentos em centros históricos brasileiros.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin