II Encontro de Mestres de Samba de Roda: rememorar para preservar

publicada em 12 de maio de 2010, às 13h56

 

A Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia - Asseba e a Casa do Samba de Santo Amaro promovem, em parceria o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o II Encontro de Mestres do Samba no dia 13 de maio de 2010. O encontro tem como objetivo preservar o legado histórico e sócio-cultural do samba de roda. O evento, que acontece de 8h às 18h, consiste em um encontro com os grandes bambas (mestres) do samba de roda da região, no qual dividem com estudantes, professores e pesquisadores as suas principais vivências. A participação é gratuita.

A iniciativa de compartilhar com o público os segredos desse saber secular tem o objetivo de fortalecer e preservar as raízes do samba de roda que é considerado patrimônio cultural brasileiro e da humanidade.

Casa de Samba de Roda 
Inaugurada pelo Iphan em 2007, a Casa do Samba de Roda em Santo Amaro localiza-se em um sobrado do século XIX, que já hospedou o imperador D. Pedro II e, em 1979, foi tombado como patrimônio histórico nacional. Hoje, o antigo sobrado é um Pontão de Cultura, com estúdio de gravação para artistas do Samba de Roda. Também é sede da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, que reúne 35 instituições de 20 municípios baianos e abriga uma midiateca digital sobre o Samba de Roda, com um amplo material de pesquisa levantado entre os grupos de samba, o Instituto de Radiodifusão da Bahia - IRDB. 

Reconhecimento mundial
O samba de roda baiano é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Exerceu influência no samba carioca e até hoje é uma das referências do samba nacional. Presente em toda a Bahia, ele é forte e melhor conhecido nos municípios da região do recôncavo. Seus primeiros registros datam de 1860. 

Em 25 de novembro de 2005, em Paris, entre 43 novas Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, o samba de roda também foi contemplado. A Unesco considera o patrimônio imaterial um repositório da diversidade cultural, essencial para a identidade dos povos e das comunidades. O samba de roda também foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Formas de Expressão no dia 5 de outubro de 2004, por decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

Programação:
8h - Abertura
8h30 - Formação da mesa dos Mestres e convidados
8h40 às 10h40 - Início das Oficinas dos Saberes e Práticas da tradição do Samba de Roda
10h45 às 11h40 - Conclusão dos Trabalhos
11h45 às 12h – Encerramento
12h às 18h - Apresentação de Samba de Roda

Serviço:
II Encontro de Mestres de Samba de Roda da Asseba
Data: 13 de maio de 2010
Horário: de 08h às 18h
Local: Casa do Samba, Rua do Imperador, 01 Santo Amaro - BA

Mais informações:
Telefone: (75) 9134-9127 ou 9147-8507
E-mail: asseba@gmail.com
http://www.asseba.com.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin