Iphan realiza oficina de educação patrimonial no Morro da Conceição no Rio de Janeiro

publicada em 07 de maio de 2010, às 14h28

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Rio de Janeiro (Iphan-RJ) deu início nesta quinta-feira, dia 06 de maio, a uma série de oficinas de educação patrimonial com o objetivo de valorizar a memória do Morro da Conceição. Constituídas por visitas guiadas aos pontos históricos do local, além de atividades educativas, as oficinas são voltadas para o público infanto-juvenil, inicialmente estudantes das escolas adjacentes.

Desta edição piloto participaram alunos da Escola Municipal Vicente Licínio Cardoso que, durante três horas, contemplaram o casario de época e conheceram a história da Pedra do Sal, da Igreja de São Francisco da Prainha e da Fortaleza da Conceição podendo sentir, bem de pertinho, toda a atmosfera do passado existente no morro, um dos pontos onde a nossa cidade começou. O passeio foi complementado por atividades educativas com apoio audiovisual e visita às instalações da fortaleza, onde funciona a 5ª Divisão de Levantamento do Exército, parceira do Iphan no projeto.

O objetivo desta primeira série de oficinas no Morro da Conceição é atender alunos de outros estabelecimentos de ensino da região, nas nove edições programadas para os próximos dois meses. Devido ao interesse que o projeto vem despertando, também não está descartada a possibilidade de sua extensão a escolas de outras localidades. 

Além desta ação de educação patrimonial, estão previstas, para o local, a realização de pesquisas arqueológicas e o inventário do casario e do acervo da Igreja de Nossa Senhora da Prainha, além da restauração da fortaleza, como forma de melhor conhecer e valorizar essa importante parte preservada do nosso passado.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin