Sítio arqueológico é aberto à visitação pública em Rondônia

publicada em 28 de junho de 2010, às 16h12

 

A partir do dia 29 de junho, o sítio arqueológico Mirante, no distrito de Nova Riachuelo, em Presidente Médici, Rondônia, estará aberto à visitação pública. O Centro Nacional de Arqueologia - CNA, a superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Rondônia (Iphan-RO), a prefeitura de Presidente Médici e a Associação de Amigos de Nova Riachuelo promoverão a primeira visitação pública monitorada. A solenidade começa às 14 h, na sede da Associação, criada para apoiar e promover ações de estudo e preservação dos sítios arqueológicos e ecossistemas de entorno, realizar atividades culturais de divulgação, desenvolver e apoiar as atividades de turismo de base comunitária, incentivar o artesanato e uso de produtos regionais para contribuir com a melhoria da qualidade de vida da comunidade local, reforçar a identidade simbólica da região e o resgate da memória cultural do país.

De acordo com a arqueóloga do Iphan, Maria Lúcia Pardi, desde 2007, quando o instituto assinou um termo de cooperação com a prefeitura, estão sendo desenvolvidas atividades de identificação, proteção, pesquisa e promoção do patrimônio cultural da região, especialmente no gerenciamento dos sítios arqueológicos regionais. O trabalho tem como objetivo inserir a região no panorama cultural e sensibilizar a população sobre a importância de proteger os sítios impactados pela agricultura e pecuária, em parceria com a Central de Pesquisas e o Museu Regional de Rondônia.

Durante a solenidade, a diretora do CNA, Maria Clara Migliacio, e o prefeito de Presidente Médici, José Ribeiro, assinam convênio para a construção do galpão de apoio aos visitantes, reforma do telhado do Museu Regional de Rondônia e para a sinalização de outros sítios rupestres. Para divulgar o patrimônio arqueológico da região, o Iphan e seus parceiros estão desenvolvendo peças publicitárias, em formato de cartão postal, evidenciando as características peculiares dos sítios locais, como os de Ji Paraná, Ministro Andreaza, Riachuelo e Presidente Médici. Todo o material estará à disposição da população a partir do dia 29 de junho.

O Patrimônio Arqueológico da Região de Riachuelo
A região central de Rondônia, onde está localizado o município de Presidente Médici, é de alta densidade de sítios arqueológicos habitação litocerâmicos e de grafismos rupestres bastante diversificados. Acredita-se que a área foi densamente ocupada e utilizada como refúgio e trânsito entre diferentes ambientes, com indicam as teorias que apontam a região como o centro de dispersão dos povos tupi que circulavam por todo o país. Nos últimos três anos, foram registrados mais de 46 sítios litocerâmicos e 14 de gravuras rupestres nas áreas dos rios Machado, Molim, Leitão e Riachuelo.

Estes grafismos podem ter sido elaborados pelos mesmos ceramistas que habitavam a região ou por grupos pré-cerâmicos de períodos anteriores. Pressões ambientais e culturais moviam os grupos em períodos de guerra e paz. A concentração de vestígios induz à hipótese de que na região eram desenvolvidas atividades de fabricação de artefatos para usos diversos e para troca por outros produtos. 

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5449
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin