Rio de Janeiro recebe a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro

publicada em 15 de maio de 2014, às 14h11

 

Lugares, formas de expressão, saberes, ofícios transmitidos e renovados de geração em geração pelo povo brasileiro são a matéria-prima da exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos. A mostra vai estar em cartaz na CAIXA Cultural Rio de Janeiro, do dia 23 de maio a 20 de julho de 2014. A exposição traz 29 bens imateriais registrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Ofício das Paneleiras de Goiabeiras no Espírito Santo, o Toque dos Sinos em Minas Gerais e a Cachoeira de Iauaretê são alguns desses bens. Eles vão estar materializados pela escrita, fotos, vídeos, músicas, sons e objetos que poderão ser conhecidos e reconhecidos pelos visitantes.

A montagem é dividida em três blocos. No primeiro, um ambiente neutro com imagens e vozes que representam a imaterialidade. Lá, o visitante é convidado a abandonar as referências externas para mergulhar no universo da exposição.

No segundo bloco, surgem três “aldeias” sobre os bens imateriais institucionalizados ou não, que se misturam a partes do corpo de descendentes de portugueses, italianos, africanos, japoneses.

Uma passagem com vídeos projetados prepara para o terceiro ambiente. No local, duas grandes aldeias repletas de objetos, sons, tecidos e imagens sobre os lugares, formas de expressão, saberes e ofícios registrados no país. O Ofício das Baianas do Acarajé, por exemplo, é mostrado por meio dos ingredientes usados para o quitute, do tacho onde é feita a massa.

Ao final da exposição, painéis trazem informações sobre como se dá o processo de registro dos bens. A mostra foi idealizada pela relações públicas Fernanda Pereira, pela escritora e pesquisadora na área de cultura brasileira, Mirna Brasil Portella, e pelo produtor cultural Luiz Prado.

A exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal, e conta com o apoio do Departamento de Bens Imateriais do Iphan. O projeto teve peças gentilmente cedidas por vários museus do país.

Serviço:
Exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos
Data
: 23 de maio a 20 de julho de 2014
Horário: terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galerias 2 e 3
Endereço: Av. Almirante Barros 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Entrada franca

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin