Camboja e Tailândia retomam negociações durante 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial

publicada em 30 de julho de 2010, às 13h58

 

“O Patrimônio Mundial da Humanidade teve uma grande vitória hoje. E a maior contribuição foi da diplomacia brasileira.” As palavras do ministro da Cultura e presidente do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Juca Ferreira, definem o resultado da reunião de hoje do Comitê, em que Camboja e Tailândia disputam a região fronteiriça onde se encontra o Templo de Preah Vihear.

Os dois países já não se falavam e havia várias reivindicações de ambos os lados. Segundo Juca Ferreira, as nações terão um ano de negociação para chegar a um acordo. “Conseguimos pela primeira vez que as duas partes se reunissem sem a presença de ninguém e isso foi fundamental para termos construído o diálogo”, afirma Ferreira. Ontem, pela primeira vez os dois representantes dos países apertaram as mãos.

“Temos nos dedicado muito intensamente a fortalecer a Unesco e o ambiente de entendimento. O fato de essa reunião estar acontecendo no Brasil é importantíssimo para nós”, ressalta o presidente.

Durante o anúncio do acordo, na plenária do Comitê do Patrimônio Mundial, a delegação da Tailândia agradeceu Juca Ferreira e o embaixador da Unesco no Brasil, João Carlos Souza Gomes, pela compreensão da delicadeza do assunto. Também agradeceram por permitir que os dois países estudassem com detalhes o documento até o momento em que fosse possível chegar a uma boa solução para ambos.

A delegação do Camboja também agradeceu a todos os envolvidos e afirmou que o processo de negociação demonstrou a tamanha importância do papel do Comitê do Patrimônio Mundial.

Templo de Preah Vihear
O sítio é um templo hindu do século XI que está situado na fronteira entre os dois países. Em 7 de julho de 2008, foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco pertencente ao Camboja, na reunião de Quebec. O local tem sido alvo de disputas nos últimos 40 anos e, em outubro de 2008, houve confronto militar entre as duas nações.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin