Brasil receberá países da América do Sul para desenvolver diagnóstico sobre sítios protegidos

publicada em 29 de julho de 2010, às 15h07

 

O Brasil é o único país sul-americano que possui um Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, categoria 2, ligado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O centro brasileiro nasceu com a missão estratégica de capacitar profissionais da administração pública de 17 países de língua portuguesa e espanhola da América do Sul, África e Ásia. Entre as atividades previstas para este ano está uma reunião técnica entre os gestores do patrimônio mundial de países sul-americanos para produzir um Informe Periódico que apresente um diagnóstico do estado de conservação e de gestão desses sítios, bem como as necessidades e os avanços para a sua preservação. 

Trata-se do segundo ciclo de análises. O primeiro foi concluído em 2004 e o novo ciclo está previsto para ser concluído em 2013. O encontro está marcado para os dias 7 a 11 de dezembro, no Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio, localizado no Rio de Janeiro. Na pauta estão previstos temas como uso público dos sítios; efetividade da gestão; e sítios mistos, reconhecidos pelos seus valores naturais e culturais.  

Outras Atividades
Ainda em agosto de 2010, será realizada uma oficina de capacitação para até 400 técnicos de 170 cidades históricas brasileiras, além de uma reunião entre representantes dos 17 países de língua portuguesa e espanhola da América do Sul, África e Ásia que serão assistidos pelo Centro. Nos quatro meses seguintes, haverá levantamento de demandas, formação de bases de dados e instalação de um observatório de gestão do patrimônio. No primeiro semestre de 2011, terão início os cursos básicos semestrais, que serão estruturados com módulos à distância e presenciais.

O protocolo da criação do Centro Regional de Formação para Gestão do Patrimônio foi assinado nesta segunda-feira, dia 26, pelo Ministro da Cultura, Juca Ferreira e pela diretora geral da UNESCO, Irina Bokova, no primeiro dia 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, sediado este ano em Brasília. O Centro será administrado pelo Ministério da Cultura, por meio do Departamento de Articulação e Fomento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação Iphan
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5449 / 2024-5459 
www.iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin