Goiás recebe Escola de Artes Plásticas Veiga Valle restaurada

publicada em 21 de julho de 2015, às 15h30

 

Edifício que abriga a Escola passou por obras executadas pelo Iphan

Acervo Iphan-GOA Escola de Artes Plásticas Veiga Valle, na cidade de Goiás, reabre suas portas nesse sábado, dia 25, após dez meses em obras de restauro e requalificação. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) foi o responsável por conduzir os trabalhos que contaram com recursos de cerca de R$ 1,3 milhões repassados por meio do PAC Cidades Históricas.

Entre os serviços executados durante a obra estão o reordenamento das atividades de aula no bloco principal do edifício, a instalação da direção e copa no bloco que abrigava a cadeia, a execução de um novo anexo – para receber as salas de música e de modelagem, além de adequadas instalações sanitárias. Novos espaços de permanência também foram propostos, melhorando a interligação da escola e resguardando sua integridade.

A Escola de Artes Plásticas Veiga Valle é parte do conjunto tombado na cidade de Goiás e oferece diversos cursos, como desenho, escultura, pintura, gravura e história da arte, já tendo recebido entre seus professores alguns dos maiores nomes das artes plásticas em Goiás. Ela é formada por edifícios do século XIX, com características da arquitetura vernácula de Goiás, e foi transformado em escola de artes em 1968.

A Presidenta do Iphan, Jurema Machado, e o Diretor do PAC Cidades Históricas Robson de Almeida, farão a entrega da obra durante as comemorações do aniversário da cidade de Goiás e festa de Sant’ana, sua padroeira, quando ocorre a transferência da Capital do Estado para a cidade. O Iphan também participa das festividades com a entrega de outra obra, realizada em parceria com o Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), no Museu de Arte Sacra da Boa Morte.

PAC Cidades Históricas

A Escola de Artes Plásticas Veiga Valle é a segunda obra realizada com recursos do PAC Cidades Históricas a ser entregue na cidade de Goiás. A primeira delas foi a Ponte da Cambaúba, concluída em fevereiro deste ano. Na cidade, que é Patrimônio Cultural da Humanidade, o Programa também contemplou as obras em andamento no Mercado Municipal, no Cine Teatro São Joaquim e no Arquivo Diocesano, além da Prefeitura Municipal, cujo projeto está em fase de análise.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa – gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5447 / 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Superintendência Iphan-GO
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
Tel.: (62) 3224-6402 / 8107-0302

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin