Educação patrimonial é tema de encontro de mestres e conselheiros

publicada em 14 de maio de 2014, às 15h16

 

Belo Horizonte (MG) recebe entre os dias 4 e 6 de junho o VI Encontro de Mestres e Conselheiros – Desafios da Educação Patrimonial. A edição desse ano vai reunir, durante três dias, pesquisadores, estudantes e agentes ligados à preservação de bens culturais e da educação.  O evento surgiu em 2008 em Minas Gerais, mas desde 2009 se estende por todo o país, sempre com tema diferente para ser debatido durante o evento.

O objetivo é criar um espaço de discussão envolvendo questões teóricas e práticas no campo da preservação. A educação patrimonial, tema desse ano, faz parte de um processo permanente de trabalho centrado no patrimônio como fonte de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Nesta edição, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) mostra as ações da instituição e apresenta a publicação Educação Patrimonial: históricos, conceitos e processos, resultado de um percurso amplo de debates, pesquisas teóricas e avaliações das práticas e ações educativas. Dividida em três partes, a publicação descreve a trajetória histórica dessas ações dentro do Iphan, os fundamentos conceituais que amparam as atuais políticas da área e apresenta os três macroprocessos institucionais desenvolvidos pela Coordenação de Educação Patrimonial.

O Fórum, ainda conta com a participação de profissionais e palestrantes reconhecidos nacional e internacionalmente. Além disso, vai disponibilizar espaços de apresentação e troca de experiências entre os diversos municípios e grupos participantes, visando o desenvolvimento de uma política e de uma gestão compartilhada e participativa.

O Encontro é organizado em conferências, mesas redondas e apresentações de comunicações, estruturados a partir de dois temas centrais: Patrimônio Cultural e as políticas públicas municipais e Os Direitos do Patrimônio.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin