Iphan-MA lança o Inventário Cultural de Rosário, Santa Rita e Bacabeira

publicada em 14 de maio de 2014, às 15h26

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lança na próxima sexta-feira, 16 de maio, no Maranhão, o Inventário Cultural de Rosário, Santa Rita e Bacabeira. O estudo consiste no mapeamento e registro das manifestações culturais e artísticas de um povo. O objetivo é reconhecer o saber e fazer, divulgar e fortalecer a história e identidade cultural de determinadas comunidades, assegurando e garantindo o direito à memória.

O inventário traz informações sobre a importância histórica e cultural, aborda comunidades tradicionais quilombolas e ribeirinhas do Itapecuru e o modo de vida baseado na agricultura familiar, pesca e extrativismo vegetal. O estudo também apresenta a arquitetura religiosa colonial e eclética assim como as manifestações culturais através das danças do coco e o tambor de crioula, dentre outras. Através do inventário cultural, reconhecemos o papel da comunidade como agente principal de suas práticas culturais e perpetuação do seu saber e consequentemente sua valorização.

O resultado do mapeamento vai ser disponibilizado para todas as escolas dos três municípios inventariados.  Acompanham a publicação dois DVDs, sendo o primeiro, o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) e o segundo o Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG). Estes instrumentos são a melhor forma de garantir as informações e, desta forma, são ferramentas para sustentar, desenvolver e, principalmente, criar novas oportunidades de preservação do Patrimônio Cultural do Maranhão.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin