Minas Gerais promove primeiro encontro de sineiros

publicada em 20 de julho de 2010, às 13h55

 

Cidade patrimônio de Minas Gerais, Ouro Preto reuniu cerca de 30 sineiros locais e de Mariana e Catas Altas, além de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da prefeitura. Eles participaram do I Encontro de Sineiros, uma ação prevista no Plano de Salvaguarda do Toque dos Sinos em Minas Gerais e do Ofício de Sineiros, no auditório da Casa de Gonzaga - Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, à rua Cláudio Manoel, 61, Centro

O Toque dos Sinos em Minas Gerais e o Ofício de Sineiro receberam do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural o título de Patrimônio Cultural do Brasil em dezembro de 2009. O inventário realizado pelo Iphan registrou a forma de expressão produzida e reproduzida na vivência coletiva em várias cidades. O toque dos sinos compõe o ambiente sonoro das Minas Gerais já que é elemento que congrega os seus habitantes em torno de acontecimentos cotidianos e como referência identitária dessa população e da história dessas cidades.  Para manter a tradição é essencial a presença do sineiro, responsável pela execução dos toques e pela transmissão às novas gerações, um ofício que não se aprende na escola.

De acordo com a Política Nacional de Patrimônio Imaterial, todo bem registrado como Patrimônio Cultural do Brasil terá um Plano de Salvaguarda com vistas a apoiar a continuidade do bem de modo sustentável e promover a melhoria das condições sociais e materiais de transmissão e reprodução que possibilitam sua existência. O encontro dos sineiros faz parte desse plano. A proposta é levantar as demandas e necessidades em relação à continuidade deste ofício e desta forma de expressão tradicional no estado.

Mais informações:
Escritório Técnico do Iphan em Ouro Preto
Casa da Baronesa, nº 33 - Praça Tiradentes - CEP: 35400-000 - Ouro Preto/MG
(31) 3551-3099
E-mail: escritorio.ouropreto@iphan.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin