Ouro Preto volta a discutir normatização para o sítio histórico

publicada em 09 de julho de 2010, às 14h51

 

Será no próximo dia 12 de julho, às 18h, no auditório do anexo do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, Minas Gerais, a próxima reunião para debater a normatização para a gestão do sítio histórico. Em junho aconteceram três consultas prévias, nos dias 9 e 10. Esta é mais uma oportunidade da população buscar soluções para a dinâmica de manter a qualidade de vida, com o conforto da modernidade, convivendo diariamente com a história e com a necessidade de preservação do patrimônio cultural.

O trabalho está sendo desenvolvido pelo do Departamento de Patrimônio Material – Depam, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com as equipes do Escritório Técnico do Iphan, em Ouro Preto e do Iphan-MG, em parceria com a prefeitura de Ouro Preto. As ações começaram em 2007, dentro da nova visão de gestão de núcleos urbanos tombados, discutindo com a comunidade a construção de diretrizes e normativas atualizadas. Um dos objetivos é integrar a preservação e a valorização do patrimônio histórico com a dinâmica das cidades, utilizando o tombamento como instrumento de planejamento urbano e regional interagindo com o desenvolvimento urbano. 

O Iphan busca, também, a implantação de outras ações para a requalificação da paisagem urbana sem descaracterizar os valores históricos do conjunto arquitetônico e paisagístico de Ouro Preto. Isso deverá ser obtido a partir da revisão das normas de preservação e da definição de unidades de planejamento, como as vias preferenciais, áreas verdes, sistemas de visadas, quadras, entre outros. Neste sentido, toda a comunidade está convidada a participar Audiência Pública, como forma de tornar as normas de preservação o resultado não apenas dos estudos como também de um amplo debate com a sociedade organizada e com a população em geral. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin