Santos do Piauí estão em cartaz no Rio de Janeiro

A Sala do Artista Popular, do Centro Nacional do Folclore e Cultura Popular (CNFCP), traz para o Rio de Janeiro a arte santeira do Piauí. Até o dia 19 de setembro o espaço carioca oferece ao público a oportunidade de conhecer e adquirir esculturas em madeira de artistas piauienses. A mostra Arte em madeira do Piauí: santos e sertões do imaginário, que tem o apoio e patrocínio da Caixa Econômica Federal, é composta por trabalhos de cerca de 50 artesãos dos municípios de Teresina, Parnaíba, José de Freitas, Pedro II e Campo Maior. 

As obras são de Expedito dos Santos (Mestre Expedito), João Pereira de Oliveira, Joaquim José Alves (Kim), Marcos Fernando da Silva (Mestre Paquinha), Francisco Antônio de Souza Ribeiro (Toinho), José Pascoal de Araújo Pereira e José Guilherme dos Santos, entre outros nomes. Cada um deles esculpe com seu próprio estilo, mas todos fazem referência a José Alves de Oliveira, Mestre Dezinho de Valença (1916-2000). Considerado o precursor do fenômeno da arte santeira no Piauí, Dezinho tem peças expostas nos principais museus brasileiros de cultura popular.

O Estado do Piauí é conhecido nacionalmente pela sua arte santeira. Para os escultores locais, o ofício de imaginar e fazer santos é parte da cultura regional. Com frequência, é possível encontrar elementos dessa realidade nas figuras e cenas sagradas. Por outro lado, as figuras da arte regional assimilam constantemente os motivos da religiosidade popular. 

Serviço:
Arte santeira e regional do Piauí
Data:
20 de agosto a 19 de setembro de 2010
Exposição e venda: de terça a sexta-feira, das 11 às 18 horas. Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18 horas.
Local: Sala do Artista Popular. Rua do Catete, 179, Centro, Rio de Janeiro – RJ. Metrô Catete.

Patrocínio:
Caixa Econômica Federal

Realização:
Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular – Iphan, Ministério da Cultura

Informações:
Setor de Difusão Cultural 
0 21 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
E-mail: difusao.folclore@iphan.gov.br
Site: www.cnfcp.gov.br

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin