Dia Nacional do Patrimônio é comemorado em todo o Brasil

Hoje, dia 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A data foi escolhida em função do nascimento do advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade, o primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), criado no governo do presidente Getúlio Vargas, em 1937. Até pouco antes de sua morte, Rodrigo Melo Franco de Andrade ainda prestava depoimentos à imprensa e comparecia a eventos ligados à sua experiência no Instituto. Anualmente o Iphan homenageia seu antigo diretor com o prêmio em dinheiro que agracia projetos e ações destinados à preservação, divulgação e valorização do patrimônio cultural.

Em seus mais de 70 anos de atuação, o Iphan atua na fiscalização, identificação, restauração e revitalização dos bens culturais do país. Atualmente em todo o país, são tombados mais de 40 mil imóveis, 92 centros urbanos, 17.263 mil sítios arqueológicos e mais de um milhão de objetos protegidos, incluindo acervo museológico, volumes bibliográficos, documentação arquivística, registros fotográficos e audiovisuais. Isso sem falar no Patrimônio Imaterial Brasileiro que conta hoje com 18 bens registrados e mais de 50 inventariados.

Para comemorar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural, várias ações estão acontecendo em todo o país. No Mato Grosso do Sul, logo mais às 19h, acontece um painel de debates com o tema O Patrimônio de Mato Grosso do Sul, no auditório do Museu da Imagem e do Som - MIS-MS, com a participação da Superintendente do Iphan – MS, Maria Margareth Lima. Em Minas Gerais, o Iphan está presente na comemoração organizada pela Secretaria Municipal de Cultura de Paracatu em e Prefeitura estará realizando uma grande caminhada envolvendo os monumentos locais.

A Casa do Patrimônio do Iphan em Pernambuco é uma das sedes da III Semana do Patrimônio da Fundarpe, que segue até o dia 20 com o tema Educação e Cidadania. O evento acontece em diferentes regiões do estado de Pernambuco e locais do Recife com várias atividades. Na programação estão Seminário do Ministério Público, Mesas Redondas na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata, Agreste e Sertão de Pernambuco, apresentação dos projetos financiados pelo Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura e Encontro de Mestres e Patrimônios Vivos de Pernambuco.

Já em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, acontece a Semana do Patrimônio Histórico que tem como objetivo promover atividades que visam a conscientização pelo conhecimento, preservação, valorização do rico acervo arquitetônico histórico e cultural do município. O trabalho de estudantes da rede pública de ensino ficam abertos à visitação até sexta-feira, dia 20. O escritório técnico do Iphan em Angra dos Reis promoveu hoje uma palestra sobre preservação do patrimônio histórico.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin