Termina em Brasília a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial

O Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) realizou nesta terça-feira (3) a plenária de encerramento da 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, que este ano ocorreu em Brasília e foi presidido pelo ministro da Cultura Juca Ferreira. A reunião consolidou as decisões tomadas nos últimos dez dias, discutiu o futuro do Comitê e escolheu os novos membros do secretariado.

“Os debates foram relevantes para aumentar a importância dos países em desenvolvimento dentro da UNESCO e, particularmente, na assembleia dessa convenção. Os temas tratados aqui apontaram a necessidade de uma uma harmonização maior entre a Europa, os Estados Unidos e o resto do mundo”, avalia Juca Ferreira. No discurso de encerramento, o ministro reiterou a expectativa de aumento no número de bens na lista, deu boas vindas ao novo secretariado e convidou os participantes e retornarem ao Brasil. Juca Ferreira agradeceu ainda ao diretor do Centro do Patrimônio Mundial, Francesco Bandarin, pelos serviços prestados à Convenção do Patrimônio Mundial e à UNESCO.

A cerimônia marcou a despedida de Bandarin do cargo em que ele presenciou a aprovação de quase 2.400 decisões do Comitê e percorreu mais de 1 milhão de quilômetros, nos mil dias em que visitou mais de cem países. Os números foram a deixa para a despedida ser embalada ao som do tema de Indiana Jones, enquanto o telão exibia fotos dos dez anos em que Bandarin dirigiu o Centro. Agora ele será o novo diretor-geral assistente de Cultura da UNESCO.

Quem assume a presidência do Comitê é a ministra da Cultura do Bahrein, Shaikha Mai bint Mohammed Al Khalifa. Ela não estava presente, mas gravou um vídeo em que agradece a escolha dá boas vindas em nome do povo do Bahrein, que sediará a 35ª Sessão do Comitê, de 19 a 29 de junho de 2011. A plenária elegeu ainda os países que ocuparão os cargos de relatoria e vice-presidência até o ano que vem. Os novos vice-presidentes serão os representantes escolhidos pelas delegações da África do Sul, Barbados, Camboja, Estônia e Suíça. Já a relatoria ficará com o Mali.

Durante a reunião, as delegações da Índia, da Tailândia e do Camboja se candidataram a sediar a 36ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, em 2012, mas o assunto só será discutido na reunião de 2011. Até lá, outros países podem se candidatar e as atuais candidaturas podem ser retiradas. A Suíça também se dispôs a sediar o encontro, mas, nesse caso, em 2013.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin