Começa processo de salvaguarda da flauta artesanal de carimbo

O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) e o Instituto de Artes do Pará – IAP firmaram parceria para realizar as ações de salvaguarda da flauta artesanal do Carimbó, um dos mais expressivos conhecimentos artísticos tradicionais, ameaçado de desaparecimento da cena musical paraense. A ação Sopro do Carimbó – a musicalidade da flauta artesanal faz parte do processo de instrução de registro do Carimbó como Patrimônio Cultural Brasileiro e decorre diretamente das demandas percebidas e de informações geradas pelo Levantamento Preliminar do Carimbó na Mesorregião do Salgado Paraense, realizado pela Superintendência Regional do Iphan no Pará.

Como o modo de fazer e tocar este a flauta artesanal do Carimbo não está sendo transmitido às novas gerações, a ação busca fomentar meios de transmissão e reprodução que possibilitem a existência da flauta artesanal. Nesta semana teve início o registro audiovisual, fotográfico e escrito da construção e execução da flauta artesanal do Carimbó, a partir da interação com os mestres artesãos-flautistas. Os registros farão parte da documentação sobre esses artífices produtores-tocadores, arquivando imagens e singularidades na produção e execução do instrumento, um dos elementos simbólicos do Carimbó. O Iphan-PA e o IAP vão promover, em outubro, um encontro, em Belém, para a troca e transmissão de saberes entre mestres e aprendizes. Também haverá um laboratório de confecção de flautas artesanais no município de Marudá, estrategicamente escolhido por estar localizado na região do Salgado Paraense.

Programação
Pesquisa e registro de flautistas de Carimbó
Período: 12 a 24 de setembro de 2010.
Municípios: Salinópolis, Marapanim, Curuçá, São João de Pirabas, Vigia, Colares. 
Fala-memória: encontro de mestres e aprendizes flautistas de Carimbó
Local: Instituto de Artes do Pará – Belém - PA

Data: 19 de outubro de 2010
de 10h às 12h e de 15h às 18h 
Troca de saberes culturais entre mestres e aprendizes, que resultará na produção de documento: Memória da Flauta Artesanal pelos Mestres da Cultura Popular.

20 de outubro de 2010
de 17 às 20h – Momento festivo-musical: comunicação e interação com artistas e público interessados. 
Laborátorio de produção de flautas artesanais de Carimbó.
Local: Cidade de Marudá/Marapanim

Período: 27 a 30 de outubro de 2010.
Público: Aprendizes, músicos e integrantes dos grupos de carimbó
Número de Vagas: 30
Municípios envolvidos: Maracanã, Salinópolis, São João de Pirabas, Santarém Novo, Primavera, Quatipuru, Marapanim, Terra Alta, Curuçá, São João de Pirabas, Vigia, Colares, São Caetano de Odivelas.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin