Revelando São Paulo destaca a cozinha tradicional do estado

Mais de 90 cidades mostram no XIV Revelando São Paulo a diversidade da culinária caipira, caiçara e tropeira do estado

Para quem acha que a mesa dos paulistas só tem fast food, pizzas e comidas congeladas, o XIV Revelando São Paulo – Festival da Cultura Paulista Tradicional é o momento oportuno de saborear a autêntica culinária do Estado, sua riqueza, peculiaridades regionais e tradicionais, a herança e identidade cultural oriundas de 200 municípios do Estado no período de 10 a 19 de setembro. Desta vez, o evento tem um novo cenário: o Parque Vila Guilherme/Trote e o Mart Center, na Vila Guilherme (próximos ao metrô Carandiru) que proporciona uma área quatro vezes maior para a culinária e artesanato. E é lá em meio a um oásis na Zona Norte da Cidade que poderão ser apreciados: o bolinho caipira, os bolos de milhos, o feijão tropeiro, a galinhada, os virados, a tainha assada, moquecas e muito mais.

Com as imigrações, vários elementos foram incorporados à mesa paulista e permanecem entre nós conservando traços característicos resultantes da interação alimentar entre índios, negros e portugueses, tanto nos ingredientes como na forma de prepará-los. A exemplo da mandioca presente nas festas interioranas e que se apresenta na forma de farinha de mesa, para acompanhando do feijão, montagem do pirão, tutu e caldos, tem-se a versatilidade da farinha oriunda de milho que origina o virado, o encapotado, broas e o cuzcuz. A doçaria teve forte influência portuguesa para criação dos doces. Ora secos, cristalizados, em calda e em compotas, onde são aplicadas grande diversidade de frutas regionais e que faz da mesa brasileira uma culinária singular e saborosa.

Os municípios de Paraibuna, Redenção e Natividade da Serra trazem o tipico café da manhã caipira. Ele é torrado, socado no pilão e no coador de pano todo dia pela manhã em típicos fogões a lenha, estruturados in loco, para o publico poder apreciar o verdadeiro sabor do interior. E para provocar a união perfeita de sabores, os bolinhos caipiras - broas de milhos, bolinhos de chuvas e biscoitinhos de nata com diversos recheios, marcam a produção dos municipios de Pindamonhagamba, São Francisco Xavier, Itupera, Itapira, Itapetininga, Barra do Turvo, Sarapui Buri. Depois daquele cafezinho com bolo de chuva, o apreciador de uma boa culinária tradicional pode seguir a um passeio pela variedade de pratos típicos.

Nos pavilhões de culinária logo cedo pode se ver os fogões acesos. Nos 90 espaços começam os preparos de refogados, virados e cozidos por homens e mulheres do interior. Da culinária caipira de Joanópolis vem a “comida do Lobisomem” tradicional no município e servido nas festas de populares. É preparado com arroz, linguiça, frango, torresmo, feijão e couve refogada. São destaques o arroz com frango caipira e polenta de Lorena, o Feijão Guandu de Piedade, direto do Vale do Ribeira o município de Iguape, traz a cozinha caiçara uma das atrações da festa de Bom Jesus de Iguape com a tainha assada e molho de camarão, acompanhado com a farinha de mandioca produzida pela família de pescadores.

Quanto aos quitutes do tropeirismo, Sorocaba apresenta o famoso feijão tropeiro, cozinhado por Dona Conceição que há três décadas responde pelos sabores das festas de romarias da região. Para acompanhamento o arroz tropeiro, mandioca frita, torresmo e cachaça são a pedida de Monteiro Lobato e Taubaté. Todos os dias doces de todas as cores, cheiros e gostos são preparados. O município de Praia Grande traz a cocada de jaca, a casca de limão doce e a goiabada. A cidade de São João da Boa Vista produz o doce de leite com a fruta campestre tradicional da cidade, a marola.

A Mesa Paulista atende todos os gostos e pode ser encontrada no XIV Revelando São Paulo que apresenta em seus dez dias de festa 300 atrações em sua programação. Os visitantes podem apreciar Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, Arte Cigana, Quadrilhas e as Manifestações Cosmopolitas. 

A décima quarta edição do Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional é um evento gratuito com realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura.
 
Serviço:
XIV Revelando São Paulo – Festival da Cultura Tradicional 
Data:
10 a 19 de setembro de 2010
Horário: das 09h às 22h
Local: Parque Vila Guilherme/Trote e Mart Center - Avenida Nadir Dias de Figueiredo s/n – Vila Guilherme

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin