Ouro Preto celebra 30 anos de Patrimônio Mundial

Se você quiser conhecer no Brasil um local de fabulosa beleza, encravado num vale profundo das montanhas, um centro único da arquitetura barroca e de extrema receptividade, seu destino é Ouro Preto. A cidade mineira foi a primeira do Brasil a conquistar, em 1980, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade e no próximo dia 05 comemorará os 30 anos do reconhecimento internacional. 

O título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) utiliza dez critérios para avaliar a importância dos sítios históricos, e Ouro Preto foi escolhida por dois deles: representar uma obra-prima do gênio criativo humano; e aportar um testemunho único ou excepcional de uma tradição cultural ou de uma civilização ainda viva ou que tenha desaparecido.

A inscrição de Ouro Preto como Patrimônio Mundial baseou-se na importância do ciclo do ouro no século XVIII para o florescimento da civilização brasileira, cujo legado histórico e cultural a cidade revela de forma excepcional. Assim a singularidade do patrimônio arquitetônico e artístico e o elevado estado de conservação fizeram com que Ouro Preto fosse acolhida sem ressalvas pelo Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Para preservar toda essa magnitude a céu aberto, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tem investido na restauração e conservação da cidade desde que foi tombada em 1938. “O patrimônio é o legado que recebemos do passado, vivemos no presente e transmitimos às futuras gerações. Nosso patrimônio cultural é fonte insubstituível de vida e inspiração, nosso ponto de referência, nossa identidade”, diz o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida.

E em comemoração aos 30 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Iphan e a prefeitura de Ouro Preto prepararam uma extensa programação para os meses de setembro e outubro. No dia 16 de setembro o Iphan lançará uma nova Portaria Normativa para o uso do espaço urbano de Ouro Preto, resultado de amplas discussões e consultas populares. A norma busca manter a ambiência e harmonia da cidade, em acordo com o seu crescimento urbano. 

Segundo o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo, entre os principais desafios para a preservação estão a modernização da infraestrutura, racionalização do crescimento e controle do trânsito. “Ouro Preto é cidade viva, não apenas um cenário. Tombamento não significa imobilismo. Assim, é preciso conciliar a planta do século 17 com a vitalidade do século 21", afirma. 

No evento do dia 16 de setembro serão lançados o selo comemorativo de 30 anos de Patrimônio Mundial e a Copa Cultural 2014, juntamente com a abertura da 9ª edição do Festival Tudo é Jazz. Estarão presentes o Ministro da Cultura, Juca Ferreira; a Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Jurema Machado; o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo; o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida e o Superintendente do Iphan em Minas Gerais, Leonardo Barreto. Uma coletiva de imprensa está sendo organizada para o dia. 

Patrimônio Mundial
Os sítios do Patrimônio Mundial, como é o caso de Ouro Preto, pertencem a todos os povos do mundo, independentemente do território em que estejam localizados.
O título é concedido pela UNESCO a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Com isso, a UNESCO busca não apenas catalogar, mas ajudar na identificação, proteção e preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade. 

Este ano, a 34ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial esteve reunida em Brasília, do dia 25 de julho a 03 de agosto, para discutir, entre outros temas, novas candidaturas para a Lista do Patrimônio Mundial. O Comitê inscreveu 21 novos bens, sendo 15 culturais, cinco naturais e um misto. E o Brasil ganhou mais uma inscrição na Lista do Patrimônio Mundial, a da Praça São Francisco, na cidade de São Cristovão (SE).  

Para outras informações sobre as comemorações, contate o escritório técnico do Iphan em Ouro Preto: escritorio.ouropreto@iphan.gov.br, (31) 3551-3099.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan 
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5449

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin