Encontro Pró-Capoeira acontece no Rio de Janeiro

O Encontro Pró-Capoeira/RJ será realizado, de 27 a 29/10, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. O objetivo do evento, organizado pelo Grupo de Trabalho Pró-Capoeira, é sistematizar demandas e ações para o Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira. Em outubro de 2008, a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Os encontros são destinados às pessoas e instituições representativas do universo da Capoeira e o do Rio de Janeiro reunirá participantes das regiões Sul e Sudeste. O encontro do Nordeste foi realizado em setembro, em Recife, e o do Norte e Centro Oeste está marcado para novembro, em Brasília.

Além de mesas técnicas sobre políticas públicas e programas e ações que envolvem a capoeira, o evento do Rio terá grupos de trabalho que abordarão o tema enquanto educação, esporte e lazer, bem como as identidades e diversidade dessa manifestação cultural e a sua profissionalização, organização social e internacionalização. As políticas de desenvolvimento sustentável e de fomento também serão alvo de discussão.

O Grupo de Trabalho Pró-Capoeira é coordenado pelo Iphan e formado por representantes da Fundação Palmares e das Secretarias da Identidade e da Diversidade Cultural e de Políticas Culturais e foi criado pelo Ministério da Cultura com a finalidade de estruturar as bases do Programa Nacional de Salvaguarda e Incentivo à Capoeira. Uma das prioridades do MinC é estabelecer uma política para a manifestação cultural, através de ações de reconhecimento e incentivo à sua prática, como o edital Capoeira Viva e os Pontos de Cultura voltados para esse bem cultural em vários estados brasileiros.

Bem Cultural Imaterial do Brasil
A Roda de Capoeira foi registrada pelo Iphan no livro das Formas de Expressão. Profundamente ritualizada, congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo. Já o Ofício dos Mestres foi registrado no Livro dos Saberes e é exercido pelos detentores dos conhecimentos tradicionais desta manifestação, responsáveis pela transmissão oral das suas práticas, rituais e herança cultural.

As inscrições são gratuitas e os participantes que ainda não receberam sua confirmação, por e-mail, poderão se credenciar no dia 27, das 8 às 15 horas, no local, assim como os observadores.

Mais informações: 
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ 
Chico Cereto 
Tel. 21 2233-6334 / 21-9127-7387

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin