Iphan participa de debate sobre Patrimônio Cultural Mundial, em Minas Gerais

Podem ser realizadas até a próxima quinta-feira, dia 21 de outubro, as inscrições para o Encontro de Rotas do Patrimônio Mundial na América Latina, que será realizado em Diamantina, Minas Gerais, de 23 a 25 de outubro. Organizado pela Coordenação do Curso de Turismo e Diretoria de Assuntos Internacionais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, com apoio e participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento tem como principal objetivo promover a interlocução dos sítios Patrimônio da Humanidade na América Latina, intensificando o diálogo entre os países envolvidos. 

A realização do encontro em Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade, proporcionará também a discussão de temas atuais relacionados à estruturação de cidades patrimônio como destinos turísticos consolidados ou em processo de estruturação, como alternativa socioeconômica de desenvolvimento local e regional. O encontro pretende ainda discutir as perspectivas para formatação de roteiros com enfoque no turismo solidário na América Latina. O debate vai reunir a comunidade local e representantes de cidades e sítios latino-americanos com título da UNESCO, instituições vinculadas ao patrimônio e ao turismo, comunidades acadêmicas de turismo, agentes de desenvolvimento de turismo.

As informações sobre inscrição e participação no Encontro de Rotas do Patrimônio Mundial na América Latina podem ser obtidas pelo telefone no Núcleo de Estudos em Turismo da UFVJM, pelo telefone (38) 3531-2844, ou pelo e-mail projetopatrimonioufvjm@gmail.com, ou nos seguintes endereços eletrônicos: 
http://www.ufvjm.edu.br/rotasdopatrimonio/
http://twitter.com/ppatrimonio

O Patrimônio Cultural Mundial
Desde 1972 a UNESCO consideras como patrimônio cultural os monumentos, conjunto e sítios, que, por sua arquitetura, unidade ou integração à paisagem, têm valor universal excepcional do ponto de vista da história, da arte ou da ciência. Atualmente, para a UNESCO é objetivo estratégico identificar instrumentos e métodos para inserção da cultura e do patrimônio no desenvolvimento sustentável concebidos, por meio de diversas ações, dentre elas o desenvolvimento de conteúdos de suporte à promoção turística dos bens culturais brasileiros, sob a ótica da diversidade cultural, com vistas à promoção desses bens, ao tratamento ético dos valores culturais nos projetos do setor turístico e ao combate aos estereótipos.

Na América Latina, 20 países têm registros de sítios e monumentos classificados pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial. No Brasil, a cidade de Diamantina é um dos 18 bens considerados Patrimônio da Humanidade. O mais recente é a Praça São Francisco, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. O Comitê do Patrimônio Mundial, reunido em Brasília em agosto de 2010, aprovou a indicação da praça, a única no país construída durante o período da União Ibérica, no século XVI, quando Portugal e Espanha eram uma só coroa.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do Iphan
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br / www.twitter.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin