A urbanização de Lisboa na Oficina de Estudos da Preservação

O Urbanismo no Renascimento em Portugal - A obra de Francisco de Holanda será tema da última palestra do ano da Oficina de Estudos da Preservação, na próxima quinta-feira, 2 de dezembro, às 14 horas, no auditório do Iphan-RJ. A palestrante será a arquiteta da Superintendência do Rio de Janeiro, Isabelle Cury, Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas – FAU/USP.

O objetivo desta Oficina é apresentar o Tratado Urbanístico de Francisco de Holanda, concebido para transformar a cidade de Lisboa em uma capital com o padrão de excelência de outras capitais européias. Escrito em 1571, mas publicado apenas em 1879, no Porto, sob o título “Da Fabrica que falece à cidade de Lysboa”, é essencialmente um notável tratado no qual o urbanista estudou, analisou e comparou, prevendo, justificando e desenhando várias obras para a cidade lusitana, de modo a embelezá-la, higienizá-la e protegê-la de guerras e da falta d água.

A construção do pensamento no renascimento, especialmente no que se refere às questões urbanísticas, é fundamental para uma análise circunstanciada da obra em questão. Assim, foi buscada a contextualização do referido tratado no movimento que marcou o início da era moderna. Na apresentação serão abordados aspectos ligados à formação técnica dos artistas portugueses, o intercâmbio com a Itália e a forma como os princípios renascentistas foram apropriados pelos lusitanos.

Francisco de Holanda foi, certamente, o primeiro urbanista português e, também, um dos primeiros da Europa do século XVI, apogeu da Renascença. O seu tratado, escrito em forma de poema, previa transformar Lisboa em uma cidade bela, salubre e protegida. Sua obra é ilustrada com inúmeros desenhos de sua própria autoria.

O auditório da sede do Iphan-RJ fica localizado na Av. Rio Branco, 46 e as palestras da Oficina de Estudos da Preservação têm entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Assessoria de Educação Patrimonial do Iphan-RJ, (21) 2233-6777, com Maria Rosa Correia.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin