Manual orienta boas práticas nas intervenções de imóveis no Sítio Histórico de Olinda

O Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada (CECI) desenvolveu o Projeto “Conservar: Olinda Boas Práticas no Casario”, em parceria com a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Pernambuco e Prefeitura de Olinda, com recursos do Ministério da Justiça, captados pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos - FDD. O projeto, das arquitetas Juliana Barreto, Vera Milet e Rosane Piccolo, é um manual que tem como objetivo orientar proprietários, moradores e profissionais da construção civil sobre as boas práticas de intervenção nos imóveis do sítio histórico de Olinda, minimizando as possíveis perdas de integridade e autenticidade dos valores patrimoniais a serem salvaguardados.

A expectativa é que com a realização deste estudo aumente índice de projetos aprovados no Conselho de Preservação do Sítio Histórico. A expectativa é também pela redução do tempo de análise de projetos, qualificação das intervenções arquitetônicas propostas para o casario, resguardando-se a qualidade ambiental e paisagística, e ainda pela redução da quantidade de obras irregulares.

A publicação traz os procedimentos administrativos e operacionais de análise e aprovação de projetos arquitetônicos de intervenção no casario antigo de Olinda, os tipos arquitetônicos característicos, os valores patrimoniais do sítio histórico, as leis de proteção que incidem no sítio histórico, a metodologia para desenvolvimento dos projetos e as boas soluções de projetos de intervenção aprovados pelas instituições públicas de proteção.

Todo esse conteúdo também vai estar disponível para downlowd através do site do CECI (www.ceci-br.org). O manual também será distribuído gratuitamente aos moradores do sítio histórico tombado e as instituições envolvidas no processo. O Manual será lançado, na próxima quinta-feira, dia 11 de novembro, às 18h, no Convento São Francisco. Com distribuição gratuita, a publicação traz orientações técnicas para serem consultadas antes das reformas. 

Mais informações:
Assessoria de Comunicação Iphan-PE
Patrícia Lyra – patrícia.fonseca@iphan.gov.br
(81) 9938 6230
(81) 8767 6909 
(81) 3228 3011 Ramal 230

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin