Aniversário de Burle Marx é comemorado com apresentação musical

Hoje, 04 de agosto, comemora-se o aniversário de nascimento de Roberto Burle Marx, pintor, paisagista e arquiteto que completaria 106 anos. Burle Marx imprimiu à paisagem brasileira projetos que exploravam a diversidade da flora tropical. Sua obra está espalhada em algumas cidades do Brasil, como no desenho das calçadas da praia de Copacabana no Rio de Janeiro (RJ), em seis jardins público de Recife, que foram tombados, em junho de 2015, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre outras. 

Para comemorar a data de aniversário do paisagista o Sítio Roberto Burle Marx irá promover, no dia 08 de agosto, em parceria com a Sociedade de Amigos do arquiteto e paisagista o evento Música no Sítio.  As apresentações serão conduzidas pela saxofonista, arranjadora, compositora e educadora, Daniela Spielmann, e pela professora Associada da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Miriam Grosman, que interpretarão músicas de compositores famosos como Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Carlos Seixas, entre outros.
 
O evento também vai contar com uma visita guiada pelo Sítio que reúne uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo, cultivada em viveiros, jardins ao ar livre. A apresentação é gratuita e as inscrições poderão ser feitas por telefone. O concerto será limitado a 120 participantes.

O entendimento da botânica em harmonia com a paisagem e a cultura brasileira foi a principal característica do trabalho deste paisagista. Esse traço de vanguardismo pode ser contemplado no Sítio Roberto Burle Marx, antigo Sítio de Santo Antônio da Bica, em Barra de Guaratiba, no estado do Rio de Janeiro. O espaço era sua antiga residência, comprada junto com o irmão Guilherme Siegfried Marx, para onde transportou sua coleção de plantas, iniciada ainda na infância.

Em 1985, a propriedade foi doada pelo próprio Burle Marx ao Iphan, com a intenção de preservar suas experiências. Atualmente, o Sítio, ainda sob tutela do Instituto, funciona como um centro cultural ativo, promovendo exposições, visitas e outras atividades. Além disso, este bem cultural foi incluído pela Unesco na Lista Indicativa brasileira do Patrimônio Mundial, em 2015. Assim poderá, futuramente, receber o título de Patrimônio Mundial. 

Coleção botânica 
Em uma área de 405 mil metros quadrados, uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo, cultivada em viveiros e jardins, apresenta aos visitantes mais de 3.500 espécies, entre as quais exemplares únicos das famílias Araceae, Bromeliaceae, Cycadaceae, Heliconiaceae, Marantaceae, Palmae e Velloziaceae. A propriedade foi considerada Patrimônio Cultural Brasileiro em 1985, e o Sítio foi tombado, integralmente, pelo Iphan, em 2000.

A disposição de cada planta, de cada árvore, das construções tocadas por ele e a disposição de cada jardim revelam a sensibilidade artística e o humanismo do paisagista. Como observa o crítico Pietro Maria Bardi, “Burle Marx [...] pensa que a natureza é assim como algo despenteado e, por isso, a arruma com sutil experiência”. 

Serviço:
Música no Sítio
Data: 08 de agosto de 2015
Horário: 09h30 às 14hs
Local: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro – RJ
Agendamento: (21) 2410-3000
 
Mais informações  para a imprensa:
Sítio Roberto Burle Marx- SRBM
Telefone: (21) 2410-3000

Referência
BARDI, Pietro Maria. Burle Marx. In: XAVIER, Alberto (Org.). Depoimento de uma geração. São Paulo: Cosac & Naify, 2003, p. 366.
 
 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin