Iphan participa da Semana de Valorização do Patrimônio Histórico em São Paulo

Começa amanhã o evento do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), da Prefeitura de São Paulo, que vai debater a Valorização do Patrimônio Arquitetônico da Área Central: ações, incentivos, prevenção de riscos. Com o intuito de aproximar os cidadãos do patrimônio histórico de sua cidade, além de conhecer iniciativas de outras cidades e estados, o evento desse ano, que acontece de 8 a 10 de dezembro, reflete sobre as formas de conservação de bens tombados, projetos com novos olhares sobre regiões protegidas como o Anhangabaú e a Nova Luz.

A participação do Iphan está prevista para quinta-feira. A superintendente Anna Beatriz Galvão e os técnicos Leonardo Falangola e Marcos Carrilho irão partilhar a experiência da reconstrução de São Luiz do Paraitinga, cidade no interior de São Paulo que foi vítima das chuvas de verão do começo deste ano e teve boa parte de suas construções históricas prejudicadas. Também será apresentada a ação do PAC Cidades Históricas, estratégia de planejamento compartilhado, desenvolvido em conjunto com 12 municípios paulistas, a partir de 2009.

Serviço: Auditório do Departamento do Patrimônio Histórico. Galeria Olido. Avenida São João, 473 – Centro - 8º andar. De 8 a 10 de dezembro. Informações ao público: 3397-0212. 20 vagas por palestra, inscrições no local. Grátis

Programação completa:
Dia 8 de dezembro – quarta-feira

8:30: Credenciamento
9:00-9:30: Abertura
(Secretário de Cultura, Carlos Augusto Calil, Presidente do Conpresp, José Eduardo de Assis Lefèvre e o Diretor do DPH, Walter Pires). 
9:30-10:30: Apresentação e Debate sobre Projeto da SMC para o Centro : Projeto Anhangabaú (José Eduardo Lefèvre – Presidente do Conpresp)
10:30 – 10:45: Coffee break
10:45-12:30: Ações de proteção do patrimônio arquitetônico do Centro:
Os tombamentos dos Centros Novo e Velho – DPH (Walter Pires – Diretor do DPH)
Projeto “Olhar o Centro” – (Clara Correa D’Alambert - DPH)
12:30-14:00: Pausa para almoço: livre
Apresentação e Debate sobre incentivos à requalificação de áreas centrais: 
14:00-15:30: Lei de Incentivo à Cultura – Lei Mendonça 10.923/90 (SMC – Secretário Adjunto Jose Roberto Sadek)
Operação Urbana Centro – Lei 12.349/97 (Rita Gonçalves, Eneida Heck – São Paulo Urbanismo)
15:30-15:45: Coffee break
15:45-18:00: A Lei das Fachadas 12.350/97 - incentivo fiscal para imóveis tombados – com o consultor para a Lei das Fachadas na SEHAB, Ulisses Carraro. 
A experiência do desconto de IPTU para imóveis tombados no Rio de Janeiro – Secretaria de Cultura/Prefeitura do Rio de Janeiro (Paulo Vidal Ribeiro)

Dia 9 de dezembro – quinta-feira
9:00-10:30: Acessibilidade e uso de imóveis tombados na área central: 
Adaptação de edifícios tombados da USP na área central – USP/COESF (Gemma Pons Agnelli)
A atuação da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade (Silvana Cambiaghi – Presidente da CPA/PMSP)
10:30 – 10:45: Coffee break
10:45-12:30: Ações de valorização do patrimônio na escala urbana
Projeto Renova Centro (reciclagem de 53 imóveis para habitação no Centro) – COHAB (Luciana Mautone; Leticia Brandão)
A Nova Luz e o patrimônio histórico – São Paulo Urbanismo (Luis Oliveira Ramos)
12:30-14:00: Pausa para almoço: livre
14:00-15:45 Salvaguarda do Patrimônio e Prevenção de Riscos
A experiência de S. Luiz do Paraitinga – CONDEPHAAT (conselheiro Carlos Faggin); Iphan (Anna Beatriz Galvão – Iphan)
O Escudo Azul (Blue Shield) – Escudo Azul Comitê São Paulo (Maria Isabel Garcia – Arquivo Histórico Municipal e membro do Comitê paulista do Escudo Azul). O ICBS (International Committee of the Blue Shield) - Comitê Internacional do Escudo Azul foi criado em junho de 1996 com o propósito de proteger e salvaguardar o patrimônio cultural, conforme estabelecido na Convenção de Haia (1954) para a proteção dos bens culturais em caso de conflitos armados. A sessão de instalação do Comitê Brasileiro foi realizada no Arquivo Nacional em 9 de novembro de 2006. 
15:45-16:00: Coffee break
16:00-17:30: PACH – o Plano de Ação de Cidades Históricas: Iphan (Leonardo Falangola)
Mesa de encerramento: reflexões sobre a atuação dos três órgãos de proteção ao patrimônio cultural da cidade – Diretor do DPH Walter Pires, Presidente do Conpresp José Eduardo Lefèvre, Conselheiro Carlos Faggin do CONDEPHAAT, arquiteto Marcos Carrilho do Iphan. 
18:00 - 20:00: Caminhada Noturna pelo Centro: “São Paulo nas Alturas” (desde a cobertura dos Ed. Viadutos e Copan) – Monitoria de APFEL (Carlos Beutel) e DPH (Regina Helena Vieira Santos)

Dia 10 de dezembro – sexta-feira
8:45-12:30: Visita aos canteiros de obras de restauração em curso (edifícios da Secretaria Municipal de Cultura):
Teatro Municipal (CASSIA MAGALDI, RAFAELA CALIL BERNARDES - DPH)
Solar da Marquesa, (CASSIA MAGALDI, VALERIA VALERI, TONINHO SARASA)
O percurso de um local ao outro será guiado, passando por diversos edifícios de interesse arquitetônico (DPH – Regina Helena Vieira Santos)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin