Iphan participa do II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba

A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na Paraíba participa do II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba, dias 3 e 4 de dezembro, realizado pela Associação Balaio Nordeste e Prefeitura Municipal de João Pessoa na capital paraibana. O encontro, que valoriza mestres sanfoneiros de várias localidades do Brasil, este ano homenageia os compositores Antônio Barros e Cecéu e o instrumentista José Calixto. 

A abertura oficial será realizada na Usina Cultural Energisa – Rua Juarez Távora 243, Torre – às 16h e logo após haverá show de abertura na Praça Ponto de Cem Reis, no Centro Histórico de João Pessoa. Vão se apresentar 15 sanfoneiros alunos dos cursos de Acordeon ministrados pelos professores Basto do Acordeon, Edmar Cavalcante e Francisco Sousa Júnior. Às 17h haverá o lançamento do vídeo documentário Por Amor ao Forró - Pinto do Acordeon, produzido pela TV Cidade João Pessoa e Balaio Nordeste, com o apoio do Iphan. 

Associações de forró da Paraíba, Ceará e Pernambuco organizam um movimento de adesão ao Registro das Matrizes Tradicionais do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. O Iphan estará presente no encontro para esclarecer sobre os procedimentos necessários para a continuidade do processo de registro como Patrimônio Cultural do Brasil.

Pinto do Arcodeon
Nascido em 18 de fevereiro de 1948 em Conceição do Piancó, no sertão da Paraíba, Pinto do Acordeon passou grande parte de sua vida em Patos e João Pessoa. Filho de Francisco Moreno da Silva e Josefa Ferreira Lima, desde menino tomou gosto pelo instrumento musical que, de tanto fazer parte do seu cotidiano, foi incorporado ao seu nome popular e artístico: o acordeon, a sanfona, como é conhecido no nordeste. Na década de 1970, a exemplo de outros artistas da região, foi em busca do sucesso em São Paulo, onde começou a gravar seus primeiros vinis. Em 1976 surgiu Gosto da Bahia, seu primeiro LP, lançado pela Scala/Japóti.

Dentro da mesma linha musical de Luiz Gonzaga, da qual o mesmo se considera um herdeiro na arte do forró, Pinto do Acordeon compôs inúmeras canções que foram compiladas em vários discos, dos quais destacamos: Forró cocota (1978), As filhas da viúva (1980), Eco do Nordeste (1982), Pinto do Acordeon (1983), Me botando pra roer (1986), A voz do sertão (1989), Na quentura do forró (1990), O rei do forró sou eu (1990) e Projeto Divino (2010). Pinto teve ainda participação nos filmes Paraíba meu amor (2007) e Milagre de Santa Luzia (2008).

II Encontro de Foles e Sanfonas da Paraíba - Programação
03 de dezembro  
16h - Abertura oficial na Usina Cultural Energisa às 16 horas com as autoridades convidadas e entrega do documentário para o homenageado do ano passado, Pinto do Acordeon.
18h
1. Show de abertura na Praça Ponto de Cém Reis (centro histórico de João Pessoa): 15 sanfoneiros alunos dos cursos de Acordeom ministrados pelos professores Basto do Acordeom, Edmar Cavalcante e Francisco Sousa Júnior, executando duas músicas instrumentais.
2. Apresentação dos grupos de forró: Grupo Flor de Canoá, Forró Encabulado, Walter Luis e Banda, Tamborete de Forró, Chico Ribeiro e os Cabras de Mateus. Gravação do DVD do Mestre José Calixto com Pinto do Acordeom e Luizinho Calixto.

04 de dezembro 
8h - Documentário, Exposições e Oficinas. 
1. Apresentação do documentário "Raízes do Fole" da Página 21 do Recife com o diretor Rafael Coelho.
2. Exposição de fotos e instrumentos: Foles e Sanfonas.
3. Oficina de Acordeom com Moisés Lima - 8h30 às 11h30
13h - Oficinas.
1.  Oficinas de Pandeiro com Baixinho do Pandeiro de Campina Grande
2.  Oficina de Sanfona com Beto Hortis.
18h - Show no Ponto de Cém Reis
1. Orquestra de Sanfoneiros da região Nordeste -  convidados para homenagear os mestres Antônio Barros e José Calixto, executando duas músicas instrumentais.
2. Gravação do DVD de José Calixto -  às 19h00 com a participação dos músicos convidados: Antônio Barros e Cecéu, Richard Galliano, Lucyene Alves, Cesinha do Acordeom, Marcos Farias, Beto Hortis, Amazan, entre outros.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação - Iphan
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5449

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin