Mário de Andrade é tema de exposição em Paraty (RJ)

Mário de Andrade, homenageado da Flip 2015Pesquisador apaixonado pelas raízes da cultura popular brasileira, o escritor Mário de Andrade (1893-1945), homenageado da Festa Literária Internacional de Paraty 2015 (Flip), como “turista aprendiz” percorreu o país de Norte a Sul para compreender e identificar o povo brasileiro e suas referências culturais. O diálogo entre as viagens e descobertas de Mário e a cultura dos moradores estão presentes na exposição Mário e Paraty: vidas paralelas, em cartaz, na sede no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Paraty, até o dia 30 de agosto.

A mostra reúne vídeos com depoimentos de moradores locais, fotografias antigas das famílias paratienses e fotos feitas por Mário de Andrade, cedidas pelo Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). A ideia é fazer uma alusão ao trabalho do escritor que fazia suas pesquisas, baseado na metodologia de colher cantigas, lendas e o conhecimento tradicional do povo brasileiro. 

Questão cara ao autor de Macunaíma, a preservação do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural do Brasil surge em sua vida nos primeiros anos do modernismo, na década de 1920. Por sua pesquisa e interesse na matéria, Mário, então secretário do Departamento de Cultura da cidade de São Paulo, é convidado, em 1936, pelo ministro da Educação, Gustavo Capanema, durante o curto período constitucional da Era Vargas, a elaborar um documento para a criação de um instituto nacional de preservação do patrimônio brasileiro. 

O documento desenvolvido por Mário de Andrade serve de base para a estrutura e as políticas que seriam implementadas a partir de então pelo Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Criado por decreto em 1937, o SPHAN serviu de base para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),  responsável pelo tombamento e preservação da história de Paraty.

Serviço: 
Até 30 de agosto de 2015
Segunda a sexta-feira, das 10h às 17h
A visitação é gratuita
Sede do Iphan em Paraty – Praça Monsenhor Hélio Pires, s/nº

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br 
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459 
(61) 8356-5857

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin