Oficinas de restauro devolvem patrimônio cultural maranhense
Amanhã (12), às 9 h, na Capela do Colégio Santa Tereza, antiga capela jesuíta do Recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, situada em São Luís (MA), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Museu de Arte Sacra do Maranhão farão a entrega da imagem de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Nossa Senhora das Missões. A peça sacra foi completamente restaurada durante o Curso de Capacitação Profissional para Atividades de Restauro com duração de 536 horas e o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O curso ocorreu no período de março a julho de 2015 com a realização das oficinas de Introdução aos Conhecimentos de Restauro; Bens Móveis; Entalhe; Reintegração Cromática; Conservação de Metais e Conservação de Têxteis. Na solenidade serão entregues os certificados aos alunos.
O especialista em patrimônio cultural e técnico em restauro, Melquisedeck Lira, responsável por ministrar algumas das oficinas-escola, ressalta a importância de se investir na restauração para que a educação ande juntamente com as ações de preservação, além de suprir uma demanda de profissionais nessa área. “Tem que disseminar esse conhecimento para que eles tenham gosto pelo trabalho e apliquem esse trabalho onde eles já estão; é salutar que se tenha essa mão de obra em São Luís, porque quando acontece uma obra você já tem localmente”.
O Iphan e o Museu de Arte Sacra do Maranhão ao capacitarem profissionais para o restauro de bens culturais móveis e integrados buscam formar mão de obra especializada para preservar o rico patrimônio do Maranhão, uma vez que existe uma enorme carência nesta área.
A história
Por ocasião do Curso de Capacitação Profissional para Atividades de Restauro, a Direção do Colégio Santa Tereza solicitou ao Iphan ajuda para a restauração da imagem sacra esculpida em madeira de Nossa Senhora da Conceição, conhecida no Maranhão como Nossa Senhora das Missões. Peça extremamente erudita, executada dentro dos padrões do barroco joanino Português (1700 – 1725), esta importante imagem para a história do Maranhão pertenceu ao padre jesuíta Gabriel Malagrida, denominado O Apóstolo do Maranhão, que recebeu de presente da rainha D. Maria da Áustria, quando o mesmo veio para o Brasil no ano de 1721 para atuar na Missão Jesuíta do Maranhão e Grão Pará. Malagrida detinha uma profunda devoção pela imagem e a carregava consigo por todos os lugares da Missão onde ia fundar seminários e conventos.
Em São Luís, Malagrida fundou, em 02 de março de 1751, o Recolhimento de Nossa Senhora da Anunciação e Remédios, juntamente com a Capela, atual Colégio de Santa Tereza, para o serviço das religiosas e internas do Recolhimento, que abrigava moças solteiras e pobres sustentadas pelo Estado ou cuja família pagava para que ali fossem educadas em regime de internato.
Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
Gabriela Sobral Feitosa gabriela.feitosa@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5463/ 2024-5459
(61) 8356-5857