Comissão de Ética do Iphan dá início aos trabalhos

publicado em 19 de agosto de 2015, às 13h30

Comissão de ética inicia as atividades

19 de agosto ficará marcado como um dia de inovações para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esta é a data oficial do início das atividades da Comissão de Ética da instituição, o que significa o amadurecimento e fortalecimento do órgão. No início da semana foram nomeados os membros da Comissão que foi criada com a portaria n° 345, de dezembro de 2014. A criação é resultado do aprimoramento do Iphan nos temas de gestão, da responsabilidade ética dos agentes, da transparência e do controle social. Além, de possibilitar a diminuição, mediação e resolução de conflitos de ordem ética e de trazer maior segurança para atuação da instituição.

A Comissão de Ética é uma instância educativa e de consulta para prevenção de desvios éticos e de conflitos de interesse, orientando todo o quadro de servidores, colaboradores e dirigentes do Iphan no exercício de suas funções. Também é instância de controle da conduta ética dos agentes públicos do Instituto, podendo ser acionada por qualquer cidadão.

Todo o processo de criação da comissão de Ética do Iphan contou com apoio  e incentivo do Comitê Gestor, da Diretoria Colegiada, dos Servidores e, da Presidência, acontecendo de forma participativa e transparente, respeitando o tempo necessário para a capacitação dos membros, a criação de estrutura mínima e o planejamento dos trabalhos.  Outro fator importante é a diversidade da composição dos membros, tanto de formação e cargos, quanto de lotação. Isto permitirá que a Comissão tenha um olhar abrangente ao refletir e atuar sobre as diversas realidades do Iphan.

Com o início dos trabalhos da Comissão, o Iphan agora faz parte do Sistema de Gestão da Ética Pública do Poder Executivo Federal, que tem como finalidade a promoção de atividades que dispõem sobre a conduta ética. O sistema contribui para a implementação de políticas públicas onde a transparência e o acesso à informação são instrumentos fundamentais para o exercício de gestão da ética pública. Com o apoio de diversos segmentos, promove a compatibilização e interação de normas, procedimentos técnicos e de gestão, articulando ações para estabelecer e efetivar procedimentos de incentivo e incremento ao desempenho institucional na gestão da ética pública do Estado brasileiro.

Composição da Comissão de Ética do IPHAN   

Presidente: Fernanda Gibertoni Carneiro (Iphan/SP)
Suplente: Pedro Gustavo Morgado Clerot (DPI)
Mandato: 2 anos

Titular: Ivan Palmeira de Souza Leão (IphanPA)
Suplente: Charles Sena Santos (Iphan/AP)
Mandato: 3 anos

Titular: Sayonara Pereira Trindade Pinto (Etec Rio de Contas – Iphan/BA)
Suplente: Sayonara Campos Cunha (DPA)
Mandato:1 ano

Secretária Executiva: Juliana de Souza Silva (DEPAM)

Entre em contato com a Comissão de Ética do Iphan pelo e-mail comissao.etica@iphan.gov.br. Saiba mais sobre o papel das Comissões de Ética do Poder Executivo Federal acessando o site da Comissão de Ética Pública e conhecendo o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5447 / 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin