Diversidade das Expressões Culturais é tema em Seminário no RJ

O reconhecimento da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais comemora 10 anosO reconhecimento da Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais comemora 10 anos. A celebração do acordo, que contou com a participação do Brasil, vai acontecer no Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento, entre os dias 21 e 23 de setembro de 2015, no espaço Cine Odeon, na cidade do Rio de Janeiro. O evento é uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que completa 70 anos.

O encontro também vai discutir as conexões entre a diversidade cultural e temas que englobem educação, economia e audiovisual.  Além de incentivar a participação social e a troca de sabedorias. Serão oito mesas com temas sobre, Cultura e Ambiente Digital; Diversidade Cultural e Economia da Cultura; Conhecimentos tradicionais e Desenvolvimento; Diversidade Cultural Audiovisual; Diversidade Cultural, Comunicação e Participação Social; Diversidade Cultural e Educação; Diversidade Cultural, Patrimônio e Memória; e Cultura e Cidades.

A presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema de Sousa Machado, vai compor a mesa sobre a Diversidade Cultural, Patrimônio e Memória, que vai abordar a ampliação de ações que confirmem a proteção do patrimônio cultural e memória. 

Convenção

Há 10 anos, durante a 33ª Conferência Geral da UNESCO, foi aprovada a Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, em Paris. O documento orienta e estimula os países na elaboração e implementação de políticas culturais próprias, necessárias à proteção e à promoção da diversidade cultural. O Brasil ratifica a Convenção, em 2006.

Para mais informações, acesse o site

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin