Candidatura de Pampulha a Patrimônio Mundial é avaliada por Icomos

Igreja de São Francisco de Assis vista da lagoaA presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, estará na tarde desta segunda-feira, 28 de setembro, no Museu de Arte de Pampulha (MG) para a reunião sobre a candidatura do Conjunto Moderno a Patrimônio Cultural da Humanidade. O Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) estará presente para avaliação do título que pretende dar o reconhecimento mundial ao complexo mineiro.

O evento também terá a presença do secretário de Cultura de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos; e o perfeito de Belo Horizonte, Marcio de Araujo. Entre os destaques da programação, que vai até o dia 1º de outubro, estão a visita aos lugares que compõem o Conjunto Moderno da Pampulha, acompanhamento do Comitê Gestor - que tomou posse no início de setembro -, e apresentação das estratégias de comunicação da convenção do Patrimônio Mundial e sua candidatura.

Pampulha

O Conjunto Moderno da Pampulha inclui os edifícios e jardins da Igreja de São Francisco de Assis, o atual Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), a Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), o Iate Golfe Clube (hoje Iate Tênis Clube), além da residência de Juscelino Kubitschek, o espelho d'água e a orla da Lagoa no trecho que os articula.

Em dezembro de 2014 a prefeitura de Belo Horizonte entregou ao Iphan o dossiê contendo toda a documentação que pede a inclusão do Conjunto Moderno da Pampulha na Lista do Patrimônio Mundial pela Unesco na tipologia Patrimônio Moderno. O dossiê, que possui mais de 500 páginas, foi enviado à sede da Unesco, em Paris e o pedido está em análise desde fevereiro deste ano. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin