Ação Cultural Eu e o Patrimônio anuncia os vencedores

Entre fotos de monumentos, igrejas históricas, festas e manifestações culturais, os três vencedores da ação Eu e o Patrimônio Cultural foram anunciados na última sexta-feira, 02 de outubro, no facebook do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Somando mais de 4 mil curtidas, os ganhadores são Júlia Guizoni Danielski (SC), André Lucas de Carvalho (MG) e Luciana de Aguilar Belizio (RS).

A ação cultural, realizada pelo Instituto, surgiu com o intuito de estimular por meio da fotografia, a relação entre a sociedade civil e suas manifestações, expressões e lugares, além de trazer à tona as mais diversas interpretações que essa conceituação suscita. A iniciativa também comemorou as 100 mil curtidas na página do facebook. Ao todo, o projeto contabilizou mais de 400 participações.

Selecionada em 1º lugar, a fotografia da estátua da Glória, em Laguna (SC), foi registrada por Júlia Guizoni durante o curso de Arquietura e Urbanismo da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). “Posso afirmar veemente que sem a inserção do curso nessa cidade histórica, meu olhar para a preservação e para o patrimônio cultural não seria desenvolvido com tanta paixão”, assinala a estudante.

Vista do Morro da Glória e sua respectiva estátua - Laguna, Santa Catarina

Contente em ocupar o 2º lugar, André Lucas conta que a admiração por Ouro Preto tem sido uma descoberta. Recentemente, ele se mudou para a cidade para cursar Filosofia pela Universidade Federal de Ouro Preto e, em suas palavras, a cidade se mostra como um museu a céu aberto. André relata: “Sobre o momento em que registrei a imagem, foi durante um passeio pela bela Vila Rica. Tenho buscado explorar a cultura e o espaço patrimonial e religioso deste belo lugar”.

Ouro Preto, Minas Gerais

Já para Luciana de Aguilar, mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural (PPGPPC), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), refletir sobre o que identificaria a cidade de Santa Maria (RS) foi o que a instigou a participar da ação cultural. E foram os minuciosos detalhes do artefato do Museu de Arte Sacra que levaram a estudante a ganhar em 3º lugar.

Imagem de Nossa Senhora de Origem Missioneira. Peça do Museu de Arte Sacra de Santa Maria - Santa Maria, Rio Grande do Sul

“Os traços desta obra de arte remetem a cultura missioneira. Essa peça foi encontrada no porão da Catedral Arquidiocesana de Santa Maria, onde ficou guardada, esquecida por muitos anos. Somente com o trabalho de higienização das peças para a inauguração do Museu de Arte Sacra de Santa Maria, em 2009, foi descoberto o seu valor histórico”, descreve Luciana.

Além do destaque no nosso portal, a premiação do projeto também consistia na entrega de três publicações a cada vencedor. E aos demais participantes, uma galeria em nosso site com todas as fotos inscritas.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin