Seminário promovido por Iphan e USP faz balanço do Programa de Cidades Históricas (PCH)

Seminário O PCH, programa de cidades históricasCom o objetivo de debater criticamente as políticas de preservação no Brasil com foco no Programa de Cidades Históricas (PCH), a Universidade de São Paulo (USP), por meio do Programa de Pós-graduação da FAU, Museu Paulista, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e Centro de Preservação Cultural, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), realiza nos próximos dias 16 e 17 de novembro um Seminário que fará um balanço após 40 anos do Programa. 

Embora o PCH tenha sido um projeto muito abrangente e inovador, pouco se debateu ou estudou sobre seu legado, que foi significativo no contexto das políticas de preservação do patrimônio cultural no âmbito federal, além de propor pela primeira vez uma aproximação entre a gestão patrimonial e apropriações econômicas. 

O Seminário contará com discussões e participação de conferencistas convidados, sejam pesquisadores, sejam técnicos e funcionários públicos envolvidos no projeto, de modo a possibilitar um amplo debate sobre sua história, políticas, realizações, métodos e desdobramentos. 

No momento em que se contam quarenta anos de fundação deste programa de patrimônio de caráter interministerial e, diante dos desafios de preservação ao patrimônio cultural no Brasil, é oportuno debater sobre seus processos, metodologias e protagonistas. 

A mesa de abertura contará com a presença do diretor do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Schlee, além da diretora do Centro de Preservação Cultural (CPC-USP), Mônica Junqueira de Camargo.

As inscrições para o seminário são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 02 de novembro via link do Programa.

Serviço:
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Auditório István Jancsó
R. da Biblioteca, s/n – Cidade Universitária, São Paulo-SP

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin