Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro e Ritual Yaokwa festejam cinco anos de Registro

No Sistema Agrícola Tradicional do Alto Rio Negro o cultivo da mandioca caracteriza um modelo de sustentabilidade, envolvendo saberes, sistemas alimentares, normas e direitos
 

Os grupos indígenas que habitam a região noroeste do Amazonas ao redor do rio Negro e a aldeia Enawene Nawe, de Mato Grosso, celebram nesta quinta-feira, dia 5 de novembro,  os cinco anos de reconhecimento do Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro e do Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe como Patrimônios Culturais Imaterias do Brasil, registrados pelo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Firmado no cultivo da mandioca brava e da sustentabilidade no modo de produzir para conservar a natureza, o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro foi inscrito no Livro de Registro dos Saberes, em 2010, com base nos sistemas alimentares, nos saberes e nos serviços ambientais repassados e ensinados da região.

 

 

O Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe é a mais importante cerimônia do calendário deste povo.Os mais de 22 grupos indígenas que abrangem boa parte dos municípios do Amazonas e das fronteiras da Venezuela e da Colômbia procuram fazer do Sistema um círculo do conhecimento, sob o objetivo de transmitir e compartilhar os saberes e as práticas cotidianas dos povos que ainda residem ao longo do rio Negro.

O Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe é a mais importante cerimônia do calendário ritual dos Enawene Nawe, povo indígena localizado na região noroeste do Mato Grosso. Também inscrito no Livro de Registro de Celebrações, em 2010, a celebração acontece por sete meses durante a época de seca, assim que ocorre a saída dos homens para realizarem a pesca coletiva de barragem.

A meta principal do ritual Yaokwa é estabelecer uma troca com os seres naturais do patamar subterrâneo, os Yakairiti, para manter a ordem social e cósmica com os membros da tribo através de um ciclo que se estende ao longo do ano.  

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin