Jaguarão (RS) tem de volta o Teatro Esperança totalmente restaurado

Iphan e Prefeitura reinauguram Teatro EsperançaEsta sexta-feira, dia 13 de novembro, será mais uma data histórica para a cidade de Jaguarão (RS). O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal entregam à comunidade o Teatro Politheama Esperança, totalmente restaurado. Tombado pelo seu valor histórico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae-RS), em 1990, o espaço é considerado um templo das artes que abriga expressões artísticas da região e do país vizinho, o Uruguai. A cerimônia de reinauguração começa às 19h, com shows de Shana Muller e Ângelo Franco; e de Serginho Moah, vocalista da banda Papas da Língua. 

A obra teve início em 2010, um investimento de cerca de R$ 5,5 milhões. O restauro do imóvel gerou trabalho e renda para muitas famílias. Neste período foram contratados 60 funcionários diretos e outros 15 de forma indireta. A primeira etapa da obra entre 2010 e 2011, envolveu o restauro da cobertura, do forro de estuque, do piso das galerias e sistemas de proteção de descargas atmosféricas. Na segunda etapa foram realizados o restauro do palco, camarins, piso da plateia, forro das galerias, escadas de madeira, restauro do foyer das lojas, reforma nos banheiros com acessibilidade, construção da escada de incêndio, iluminação e sonorização.

O símbolo de uma época de expansão econômica
Prefeitura e Iphan entregam Teatro Esperança restauradoO Teatro Esperança começou a ser construído em 1887 e foi inaugurado dez anos depois. É apontado como o terceiro mais antigo do estado do Rio Grande do Sul, precedido pelo Teatro Sete de Abril, de Pelotas; e pelo Teatro São Pedro, de Porto Alegre. É reconhecido no cenário nacional, por sua qualidade acústica. A arquitetura do teatro remonta à expansão econômica de Jaguarão no final do período oitocentista e princípios do século XX, época também da fase áurea da construção civil e do engajamento da sociedade com a movimentação cultural e artística do país.

A cidade estava no roteiro das companhias que se apresentavam no Rio de Janeiro, Porto Alegre e Pelotas, e seguiam para Montevidéu, no Uruguai, e Buenos Aires, na Argentina. Por sua localização estratégica e importância política, recebeu peças de autores de renome como Shakespeare, Alexandre Dumas, José de Alencar, Lobo da Costa, entre outros. O espaço também foi palco de espetáculos circenses pois era possível remover as cadeiras e o piso da plateia, já que o tablado era móvel e se transformava em picadeiro.

Serviço:
Reinauguração Teatro Esperança

Data: 13 de Novembro de 2015, às 19h
Local: Teatro Esperança
Endereço: Avenida 27 de Janeiro, 533 Jaguarão/RS

Informações para imprensa: 
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br

Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5479
(61) 9381-7543
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin