Iphan-TO reúne com detentores da capoeira para a construção do Plano de Salvaguarda

I Encontro para a Salvaguarda da Capoeira no TocantinsMestres, contramestres, professores, instrutores, pesquisadores da Universidade Federal do Tocantins, Secretaria Estadual da Educação, Secretaria Estadual de Cultural e Secretaria de Educação do Município de Palmas conheceram a política do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para a salvaguarda da capoeira. 

As discussões sobre os pilares que nortearão as diretrizes do Plano de salvaguarda aconteceram na última sexta-feira, 14 de novembro, durante o I Encontro para a Salvaguarda da Capoeira no Tocantins, sediado na Universidade Federal (UFTO), no campus de Palmas. Durante o evento os detentores indicaram os representantes da capoeira para compor o Comitê Gestor no Estado do Tocantins e as diretrizes de atuação a curto, médio e longo prazo. 

A Roda de Capoeira e o Ofício de Mestres de Capoeira foram registrados como patrimônio cultural brasileiro, no dia 21 de outubro de 2008. No dia 26, de novembro de 2014, a Roda de Capoeira recebe o título pela UNESCO, de patrimônio cultural da humanidade.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin